"Salto de qualidade"

22/12/2011 - 14h15

Postos de combustíveis podem passar a registrar preços em tempo real no 'site' da ANP

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) pode passar a exigir que os postos de combustíveis informem, por meio do site do órgão, o preço atualizado e efetivamente cobrado por cada tipo de combustível comercializado. A medida é prevista em projeto (PLS 353/11), aprovado pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) nesta quinta-feira (22).

No lugar do texto original, do senador Ivo Cassol (PP-RO), a comissão optou pelo substitutivo apresentado por Sérgio Souza (PT-PR), o relator ad hoc, que atuou em substituição a Ricardo Ferraço (PMDB-ES). A principal diferença, além do caráter autorizativo, é que o substitutivo flexibiliza a implementação da medida: será por meio de regulamento, com tempo para que a ANP faça o detalhamento operacional e consiga os recursos necessários para o projeto.

De acordo com o relator, a divulgação dos preços atualizados dos combustíveis, por meio de informação do próprio revendedor, representa um "salto de qualidade" em termos de atendimento ao consumidor. No entanto, ele ressalvou que "os custos e desafios" de implementação são maiores do que os imaginados pelo autor, o que justifica a flexibilização.

A explicação do relator é que a nova sistemática exigirá a manutenção da página eletrônica da ANP em regime de 24 horas e a organização de um site sincronizado em tempo real com os revendedores. Além disso, haverá a necessidade de um sistema de autenticação segura de senhas dos postos e uma metodologia de auditoria das informações.

Atualmente a ANP já informa, na sua página, os preços dos combustíveis em todo o país. Mas a informação vem de pesquisa semanal, por amostragem, em 555 localidades (cerca de 10% dos municípios brasileiros).

A matéria segue para exame da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), onde receberá decisão terminativa.

Gorette Brandão / Agência Senado

Notícias

Neto poderá ter avós maternos reconhecidos como seus pais

Neto poderá ter avós maternos reconhecidos como seus pais Ele moveu ação para reconhecimento de paternidade e maternidade socioafetiva 29/10/2025 - Atualizado em 29/10/2025 A 4ª Câmara Cível Especializada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) cassou uma sentença da Comarca de Diamantina e...

Georreferenciamento: novo prazo para 2029 gera alívio e controvérsia

Opinião Georreferenciamento: novo prazo para 2029 gera alívio e controvérsia Nassim Kassem Fares 27 de outubro de 2025, 19h35 O projeto e seu substitutivo, que estendeu a prorrogação para todos os imóveis rurais, tiveram como objetivo oferecer “uma solução legislativa viável, segura e proporcional...