Santarém amanhece de luto

Principal candidata a capital do estado do Tapajós, Santarém amanhece de luto

12/12/2011 - 12h57
Nacional Política
Da Agência Brasil* 

Santarém (PA) – A prefeita do município de Santarém, Maria do Carmo Martins, decidiu hoje (12) decretar luto oficial de um dia na cidade, após o anúncio do resultado do plebiscito que manteve o estado do Pará sem divisões. Na cidade, que seria a futura capital do estado do Tapajós, 98% se declararam a favor da divisão.

As bandeiras de Santarém estão a meio mastro. E, na fachada do centro comercial, vários empresários estão colocando tarjas pretas na frente das lojas.

Para Olavo das Neves, um dos líderes do Instituto Cidadão Pró-Estado do Tapajós, “as pessoas estão muito tristes, mas conscientes de que a região fez seu papel”.

“Foi muito forte, durante a campanha, [a ideia de] que esse movimento era coisa de meia dúzia de políticos de Santarém, mas, como 98% dos eleitores da cidade disseram ‘sim’, esse argumento foi desmentido. A capital [Belém] não entendeu as nossas necessidades e isso é o que mais machuca. Esse resultado não é o final da história é só mais um capítulo”, defendeu o empresário.

A Câmara de Vereadores vota, neste momento, uma moção de repúdio ao estado do Pará, ao governador, Simão Jatene (PSDB), e ao vice-governador, Helenilson Pontes. “Esta moção representa o nosso descontentamento com o governo do estado e com o vice. Simão Jatene influenciou no processo fazendo campanha pelo ‘não’. Já o vice-governador, que é filho de Santarém, se omitiu no processo”, disse o vereador Reginaldo Campos (PSB).

Políticos e lideranças da cidade têm várias reuniões programadas para hoje (12) com o intuito de avaliar o resultados do plebiscito. Entre as medidas que já estão sendo estudadas está um projeto para a transferência da capital do estado para o interior. Outra reivindicação é a descentralização da estrutura de Estado que hoje é toda concentrada em Belém.

Ontem (11), os paraenses foram às urnas para votar na proposta que dividia o estado. Pelo resultado, 66,6% dos eleitores rejeitaram a criação dos estados de Carajás e do Tapajós, enquanto 33,4% se disseram favoráveis.

 

*Colaborou Karine Melo, da TV Brasil   //    Edição: Lílian Beraldo

Agência Brasil

Notícias

Juiz determina que valor da venda de bem de família é impenhorável

Juiz determina que valor da venda de bem de família é impenhorável Magistrado considerou intenção da família de utilizar o dinheiro recebido para adquirir nova moradia. Da Redação terça-feira, 16 de abril de 2024 Atualizado às 17:41 "Os valores decorrentes da alienação de bem de família também são...

Cônjuge não responde por dívida trabalhista contraída antes do casamento

CADA UM POR SI Cônjuge não responde por dívida trabalhista contraída antes do casamento 15 de abril de 2024, 7h41 Para o colegiado, não se verifica dívida contraída em benefício do núcleo familiar, que obrigaria a utilização de bens comuns e particulares para saná-la. O motivo é o casamento ter...

Atos jurídicos e assinatura eletrônica na reforma do Código Civil

OPINIÃO Atos jurídicos e assinatura eletrônica na reforma do Código Civil Ricardo Campos Maria Gabriela Grings 12 de abril de 2024, 6h03 No Brasil, a matéria encontra-se regulada desde o início do século. A Medida Provisória 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, estabeleceu a Infraestrutura de Chaves...

A importância da doação com usufruto vitalício e encargos

A importância da doação com usufruto vitalício e encargos Amadeu Mendonça Doação de imóveis com usufruto e encargos como alimentos promove transição patrimonial e segurança familiar, requerendo documentação precisa e compreensão legal. quarta-feira, 3 de abril de 2024 Atualizado às 14:39 Dentro do...