Terceirização indevida de vistorias de veículos

17/12/2010 | domtotal.com


MP quer derrubar cobrança abusiva de taxas para vistoria de carros


Ação pública contra a União ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF) e pelo Ministério Público Estadual (MPE) tenta derrubar a terceirização indevida de vistorias de veículos em todo o Brasil. O objetivo é impedir a cobrança da taxa, considerada abusiva.

Os autores da ação são os procuradores Leonardo Duque Barbabela e Tarcísio Henriques Filho.

Desde 2008, o Contran/Denatran determina que os Detrans estaduais cobrem dos proprietários de veículos o pagamento extra a empresas privadas para realização de vistorias destinadas a aferir a autenticidade de identificação de veículos. A ação busca a suspensão desta obrigatoriedade.

Na ação, os procuradores argumentam que a imposição dos órgãos federais obrigará os contribuintes a pagarem às empresas privadas o montante anual de R$ 5 bilhões.
As taxas previstas em lei para registro e transferência de veículos devidas às Fazendas Públicas Estaduais já incluem a realização de vistorias pelos respectivos órgãos de trânsito.

 

Redação Dom Total/com informações do Portal Uai
Extraído de DomTotal

 

Notícias

Vontade de um dos cônjuges é suficiente para a concessão de divórcio

LAÇOS ROMPIDOS Vontade de um dos cônjuges é suficiente para a concessão de divórcio Rafa Santos 28 de março de 2025, 8h23 Ao analisar o caso, o desembargador acolheu os argumentos da autora. “Antes da Emenda Constitucional n. 66/2010, a Constituição exigia separação judicial ou de fato antes da...