Transporte inovador

Porto Alegre terá aeromóvel no ano que vem.

16/08/2011

A mobilização conjunta da prefeitura de Porto Alegre, governo do Estado e Trensurb garantiu para a cidade, já em 2012, a operação do aeromóvel que ligará a Estação Aeroporto da Trensurb ao terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho.

O início das obras foi celebrado em solenidade na manhã de ontem, no canteiro principal da rotatória de acesso ao aeródromo, com a presença, entre outros, do prefeito José Fortunati, do ministro das Cidades, Mário Negromonte, e do presidente da Trensurb, Humberto Kasper.

O transporte é inovador no âmbito tecnológico, com assinatura gaúcha e ambiental-mente sustentável.
O trajeto de 998 metros será percorrido em 90 segundos. Os dois veículos, com 150 e 300 lugares, serão dotados de ar-condicionado, acessibilidade universal, espaço para bagagens e portas automatizadas. O investimento soma 29,9 milhões de reais, com recursos provenientes de fundo federal.

O ministro destacou que o momento é histórico na trajetória do transporte urbano no Brasil. “Essa tecnologia gaúcha servirá de modelo para o mundo inteiro. A harmonia dos go
vernos municipal e estadual facilita muito o andamento dos projetos para Porto Alegre”, disse Negromonte.

Fortunati afirmou que os debates para viabilizar a obra começaram em 2008, na avaliação de investimentos em infraestrutura que marcassem o futuro da Capital, para inclusão no projeto de preparação para a Copa de 2014. “Começamos a interlocução sobre projetos importantes para ficar como legado à cidade. Com a oportunidade de sediar a Copa do Mundo, Porto Alegre pediu ao governo federal para que o metrô e o aeromóvel fizessem parte da preparação da cidade”, lembrou o governante.

O prefeito enfatizou que a inovação tecnológica do projeto será utilizada a serviço da integração de modais do transporte na Capital e Região Metropolitana.

“O aeromóvel será para Porto Alegre um marco de inovação e aposta no transporte coletivo como aliado fundamental na qualificação da mobilidade urbana, com especial atenção para os usuários dos serviços”, declarou.

METRÔ — Sobre o projeto do metrô de Porto Alegre, o ministro salientou que está em fase avançada de estudo pelos técnicos do governo federal. “A prefeitura de Porto Alegre e o governo do Estado foram muito determinados ao manifestar que querem o metrô, que é um sonho para a cidade. Tenho certeza de que logo estaremos aqui para fazer esse lançamento”, avaliou.

Em consequência da complexidade da obra e do volume de recursos envolvidos, o metrô não foi incluído na Matriz de Responsabilidades da Copa de 2014, mas entrou na agenda do governo federal, de acordo com o prefeito. “Graças ao fato de termos inserido como pleito para a Copa, sensibilizamos o governo para que o metrô começasse a ser discutido seriamente como medida para qualificar a mobilidade urbana de Porto Alegre”, frisou.

Participaram da solenidade o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, o presidente da Assembleia Legislativa do RS, Adão Villaverde, o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, e o engenheiro responsável pela criação e diretor-presidente da Aeromóvel Brasil, Oscar Coester. O evento na Capital contou também com deputados federais, estaduais e vereadores. (PMPA)

Fonte: JusClip

 

Notícias

Projeto altera Código Civil sobre quitação de dívida com bem incerto

Projeto altera Código Civil sobre quitação de dívida com bem incerto A Câmara analisa o Projeto de Lei 2835/11, do deputado Davi Alcolumbre (DEM-AP), que altera um dispositivo do Código Civil (Lei 10.406/02) sobre quitação de dívida com a entrega de mercadorias (obrigação de dar coisa...

Judiciário concede dupla paternidade a criança no registro de nascimento

Atendendo parecer do Ministério Público de Rondônia, Judiciário concede dupla paternidade à criança no registro de nascimento Atendendo parecer do Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Ariquemes, o Judiciário estadual decidiu pelo registro em certidão de...

STJ consolida jurisprudência que disciplina a reforma agrária no país

25/03/2012 - 08h00 ESPECIAL STJ consolida jurisprudência que disciplina a reforma agrária no país A reforma agrária objetiva, basicamente, a democratização do acesso à terra. Para atingir esse objetivo, o governo deve tomar medidas para uma distribuição mais igualitária da terra,...

Presença de aluno com necessidades especiais é privilégio para a escola

Presença de aluno com necessidades especiais é privilégio para a escola (23.03.12) Numa decisão proferida em comarca do interior de Minas Gerais, mas que está fadada a repercussão nacional, o juiz da Vara da Infância e Juventude de Itabira (MG) Pedro Camara Raposo Lopes concedeu anteontem...

Empresa é condenada a pagar horas extras

Empresa é condenada a pagar horas extras por conceder intervalo superior a duas horas 23 de março de 2012 08:530 comentários  A concessão de intervalo intrajornada superior a duas horas depende da existência de acordo individual ou coletivo prevendo a prorrogação. Caso contrário, o...