Vacinação do Idoso 2011

Fonte: DCI
25/02/11 - 00:00 > SAÚDE

Butantan inicia produção nacional inédita de vacinas

Zulmira Felicio

são paulo - Para a Campanha de Vacinação do Idoso 2011, o Instituto Butantan irá entregar cerca de 3 milhões de doses produzidas na unidade. Serão as primeiras vacinas antigripe produzidas nacionalmente em toda a história do Instituto que completou 110 anos de existência na última quarta-feira, 23.

 

Para comemorar a data, estiveram presentes à solenidade festiva de aniversário o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, o secretário da Saúde, Giovanni Guido Cerri, e o diretor do Instituto Butantan, Jorge Kalil. Na oportunidade, o governador afirmou que nos próximos 30 dias deverão ser definidos os investimentos que precisam ser feitos para completar a conclusão da fábrica de hemoderivados do instituto.

A fábrica está pronta e possui todos os equipamentos, mas ainda faltam R$ 60 milhões para entrar em funcionamento. Uma parte desse montante poderá vir do orçamento do Estado e o restante da Agência de Fomento do Estado de São Paulo, informou o governador.

Até abril deste ano, o governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Saúde irá entregar ao Ministério da Saúde para a Campanha de Vacinação do Idoso. Serão aproximadamente três milhões de doses da vacina contra a gripe para imunização nacional.

O governador Geraldo Alckmin disse, ainda, que até 2012 o Brasil ficará totalmente independente, ou seja, terá autossuficiência na produção de 22 milhões das vacinas contra a gripe, atendendo todo o País. Além disso, novas vacinas estão sendo estudadas contra a dengue e rotavírus.

 

Autossuficiência

Também está previsto para o próximo ano, autossuficiência do País na produção de vacinas contra a influenza, graças à fábrica do Butantan. Além de produzir vacinas contra gripe comum, a fábrica tem capacidade de produzir outros subtipos de vírus de influenza, como a H1N1, gripe suína, e H5N1, gripe aviária, em caso de pandemia.

 

"Os investimentos em pesquisa e produção voltados à Saúde Pública permitirão que o Instituto Butantan entregue neste ano mais de três milhões de doses de vacina contra gripe totalmente produzidos no País. Moderna e com altíssima tecnologia, a fabrica tornará o Brasil autossuficiente em vacinas contra influenza", detalha Jorge Kalil, diretor do Instituto Butantan.

 

Fábrica

Inaugurada em 2007 até outubro de 2010, a fábrica do Butantan passou por um processo de adequação, certificação dos equipamentos e validação de todo o processo de produção.

 

Com o investimento de aproximadamente R$ 100 milhões, a fábrica de vacinas do Butantan iniciará também, neste ano, os testes clínicos para avaliar a eficácia de vacinas contra dengue e contra o rotavírus que causa a diarréia infantil.

 

Está previsto, até o final de 2012, a conclusão da última fase de testes clínicos da vacina contra a dengue pelos pesquisadores. O desenvolvimento da vacina da dengue é complicado, porque há quatro subtipos diferentes da doença para os quais a vacina tem que dar proteção.

A fábrica do Butantan possui 10 mil m² e é dividida em três andares. A vacina é produzida exclusivamente no segundo, a partir de ovos de galinha vindos de granjas previamente certificadas, que criam animais sem o uso de antibióticos e com ração especial, para que não haja interferência no processo produtivo, reações adversas e eventuais efeitos colaterais. "Com a produção das vacinas pelo Butantan, São Paulo dá uma grande contribuição para a saúde pública nacional, aliando tecnologia de ponta e profissionais altamente capacitados", afirma Giovanni Guido Cerri, secretário da Saúde. 
 

 

Notícias

A renúncia à herança e seus efeitos no processo sucessório

A renúncia à herança e seus efeitos no processo sucessório Pedro Henrique Paffili Izá O STJ reafirma que renúncia ou aceitação de herança é irrevogável, protegendo segurança jurídica e limites da sobrepartilha. quinta-feira, 25 de setembro de 2025 Atualizado às 07:38 No recente julgamento do REsp...

Idosa de 76 anos obtém divórcio judicial para oficializar novo casamento

Idosa de 76 anos obtém divórcio judicial para oficializar novo casamento 23/09/2025 Fonte: Assessoria de Comunicação do IBDFAM (com informações do DPE-TO) No Tocantins, uma idosa de 76 anos conseguiu formalizar o divórcio de um casamento que havia se dissolvido na prática há mais de duas décadas. A...

Valor Econômico: Volume de inventários digitais cresce no país

Valor Econômico: Volume de inventários digitais cresce no país Entre 2020 e 2024, número de procedimentos cresceu 49,7%, segundo o Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal O volume de famílias que têm resolvido a partilha de bens de forma extrajudicial vem aumentando desde 2020, quando foi...

Ex-cônjuge não sócio tem direito a lucros distribuídos depois da separação

Ex é para sempre Ex-cônjuge não sócio tem direito a lucros distribuídos depois da separação Danilo Vital 22 de setembro de 2025, 19h18 “Enquanto os haveres não forem efetivamente pagos ao ex-cônjuge, permanece seu direito de crédito em face da sociedade, que deve incidir também sobre os lucros e...

Imóvel de família é impenhorável mesmo que incluído em ação de inventário

Bem intocável Imóvel de família é impenhorável mesmo que incluído em ação de inventário Danilo Vital 18 de setembro de 2025, 17h50 “Na hipótese em que o bem imóvel for qualificado como bem de família, ainda que esteja incluído em ação de inventário, deve ser assegurada a sua impenhorabilidade no...