Vai mudar o processo de licenciamento ambiental no País

MEIO AMBIENTE - Segunda-Feira, 05 de Novembro de 2012 12:00:00

Decreto deve mudar processo de licenciamento ambiental

Vai mudar o processo de licenciamento ambiental no País. As obras de infraestrutura não mais exigirão, exclusivamente, a elaboração de Estudo de Impacto Ambiental (EIA/Rima). Em muitos casos, bastará apresentar um Relatório Ambiental Simplificado (RAS).

O argumento é o de que é preciso tornar mais rápidos os procedimentos. A medida deve beneficiar empreendimentos que fazem parte de pacote de concessões do governo.

Um decreto, que está sendo preparado por uma comissão formada por representantes de Estados, União e municípios, vai determinar que tipo de obra cada um dos poderes terá de licenciar.

O argumento é o de que o EIA/Rima tem custo elevado para as empresas, demanda grupo de especialistas e muito tempo para sua elaboração - cerca de um ano é o tempo estimado, por exemplo, para a preparação de um relatório destinado a obter licenciamento de uma estrada.

Já o RAS é mais rápido, menos custoso e requer menor quantidade de informações. O licenciamento da BR-040, que liga Minas, Goiás e Distrito Federal, deverá ter trechos em que o Ibama só vai requerer o relatório simplificado. A lógica será aplicada a outras iniciativas como construção de ferrovias, portos e aeroportos.

"O licenciamento ambiental precisa mudar. O que nós pudermos tratar de maneira mais simples, vamos tratar. O que precisar de mais aprimoramento, terá EIA/Rima. Estamos qualificando o licenciamento ambiental e isso já começou a funcionar", afirma em entrevista ao jornal Valoro presidente do Ibama, Volney Zanardi.

Até o início do próximo mês o Conselho Nacional do Meio Ambiente vai apresentar propostas para licenciamento ambiental atrelado a grandes empreendimentos como construção de barragens e linhas de transmissão.

 

Autor/Fonte: terra - AGORA REDE 

Extraído de Agora São Paulo

Notícias

Renúncia à herança e sua extensão a bens descobertos posteriormente

Opinião Renúncia à herança e sua extensão a bens descobertos posteriormente Mathias Menna Barreto Monclaro 7 de outubro de 2025, 7h01 Não se deixa de reconhecer que, em certos contextos, a rigidez da solução pode suscitar debates sob a ótica da justiça material, sobretudo em heranças complexas, em...

Juiz nega penhora de imóveis rurais usados para subsistência

Proteção Juiz nega penhora de imóveis rurais usados para subsistência Magistrado reconheceu que a família do devedor explora diretamente a terra para sua subsistência e que os imóveis se enquadram como pequena propriedade rural. Da Redação domingo, 5 de outubro de 2025 Atualizado em 3 de outubro de...

Assinatura eletrônica e digital: entre prática judicial e debate acadêmico

Opinião Assinatura eletrônica e digital: entre prática judicial e debate acadêmico Cícero Alisson Bezerra Barros 2 de outubro de 2025, 18h25 A confusão entre os termos reside justamente no fato de a assinatura digital ser uma modalidade específica de assinatura eletrônica, mas dotada de requisitos...

A possibilidade da usucapião de bem imóvel ocupado por um único herdeiro

A possibilidade da usucapião de bem imóvel ocupado por um único herdeiro Victor Frassetto Giolo Decisões recentes do STJ trazem clareza à possibilidade de usucapião em herança e evidenciam os impactos da posse exclusiva na partilha familiar. terça-feira, 30 de setembro de 2025 Atualizado às...