8% da frota de veículos de Minas Gerais estão na mira do DETRAN

03/01/2012 - 03:02
 

Em MG, quem deve pensão alimentícia tem restrições sobre veículo

R7

Mineiros proprietários de 642.352 veículos, ou 8% da frota de Minas Gerais, estão na mira do Departamento de Trânsito do estado. Segundo o órgão, eles não pagam, há mais de cinco anos, o IPVA, o Seguro Obrigatório, a Taxa de Licenciamento e multas de trânsito.

De acordo com o Tribunal de Justiça mineiro, no fim de 2011, as pessoas com dívidas de pensão alimentícia também passaram a ter impedimentos sobre os veículos. Se todos quitassem os débitos, o governo de Minas arrecadaria, de uma só vez, R$ 1 bilhão. As informações são do site Hoje em Dia .

De acordo com levantamento do órgão, só em Belo Horizonte existem 80.090 veículos sem nenhum tipo de movimentação, o que representa 6% do total da frota da capital. Muitos desses carros estão abandonados nas ruas. Modelos mais antigos foram deixados nos pátios de apreensão pelos proprietários, por falta de dinheiro para acertar as pendências.

- Muitos carros estão nas garagens das casas, em cidades do interior ou nas propriedades rurais. Há vários casos de pessoas que foram para outro Estado, mas a transferência do veículo não foi feita pelo Detran de Minas, conta o diretor-geral do Detran mineiro, delegado Oliveira Santiago.

Em 2011, foi registrado recorde de inadimplência na liberação do Certificado de Registro de Licenciamento (CRLV). O documento não foi entregue para 1,2 milhão de motoristas. O número representa 17,85% da frota de Minas Gerais. Também não recebem o CRLV aqueles veículos com impedimento judicial ou das polícias Civil, Rodoviária Federal e Federal.

Os donos dos veículos só recebem o CRLV de 2012 quando resolverem as pendências judiciais.

 

Extraído de Olhar Direto

Notícias

Intenção de pagar a dívida basta para manter devedor em imóvel

Vitória da boa-fé Intenção de pagar a dívida basta para manter devedor em imóvel 26 de julho de 2025, 12h32 Na decisão, a juíza destacou a gravidade da situação e disse que “tais medidas são a última oportunidade para solução amigável, caso contrário, será dado cumprimento ao mandado de...

Regime da separação convencional de bens e a renúncia antecipada à herança

Opinião Regime da separação convencional de bens e a renúncia antecipada à herança Rafael Adelor Cabreira 28 de julho de 2025, 9h21 Uma vez escolhido o regime da separação convencional de bens, o casal deixa claro que não tem interesse no patrimônio do outro — para além da morte do consorte,...

Central de Escrituras e Procurações e LGPD: entre publicidade e privacidade

Opinião Central de Escrituras e Procurações e LGPD: entre publicidade e privacidade João Rodrigo Stinghen 23 de julho de 2025, 19h37 Com efeito. o objetivo de facilitar o acesso aos dados de procurações e escrituras é facilitar a busca patrimonial em face de credores inadimplentes. Por um lado,...