Além do bafômetro, sinais de embriaguez

16/02/2011 - 16h31

Ricardo Ferraço propõe que, além de bafômetro, sinais de embriaguez valham como prova

[senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES)]

O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) apresentou projeto de lei, nesta quarta-feira (16), que modifica o Código de Trânsito Brasileiro para admitir novas provas para o crime de direção sob a influência de álcool, além do teste do bafômetro.

De acordo com a proposição, em caso de recusa do motorista supostamente embriagado em fazer o teste do bafômetro, todas as demais provas lícitas admitidas em direito passariam a ser válidas para sustentar a constatação de sinais de embriaguez, de excitação ou torpor.

O projeto foi proposto, de acordo com o parlamentar, em razão de decisão, em setembro de 2010, da 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que concedeu habeas corpus para trancar ação penal contra motorista que recusou a sujeitar-se ao exame do bafômetro. O texto foi elaborado através de consulta pública com a participação de vários Detrans do país, especialistas e técnicos da área, segundo o senador.

"O presente projeto de lei, ao inspirar-se na consulta pública, é resultado de processo de construção democrática de uma proposta mais eficaz para a consolidação da paz no trânsito. Conta, por conseguinte, com respaldo popular e técnico, o que garante, em grande medida, sua aplicação social", afirma Ricardo Ferraço em sua justificativa.

Agência Senado
 

Notícias

Ex-cônjuge não sócio tem direito a lucros distribuídos depois da separação

Ex é para sempre Ex-cônjuge não sócio tem direito a lucros distribuídos depois da separação Danilo Vital 22 de setembro de 2025, 19h18 “Enquanto os haveres não forem efetivamente pagos ao ex-cônjuge, permanece seu direito de crédito em face da sociedade, que deve incidir também sobre os lucros e...

Imóvel de família é impenhorável mesmo que incluído em ação de inventário

Bem intocável Imóvel de família é impenhorável mesmo que incluído em ação de inventário Danilo Vital 18 de setembro de 2025, 17h50 “Na hipótese em que o bem imóvel for qualificado como bem de família, ainda que esteja incluído em ação de inventário, deve ser assegurada a sua impenhorabilidade no...