AM terá equipamento de diagnóstico de doenças da retina à distância

AM terá equipamento de diagnóstico de doenças da retina à distância

02:09  Geral, Notícias  01/03/2016 - 13h00  Manaus, Amazonas  
Bianca Paiva

Inédito no país, um programa de diagnóstico a distância em doenças da retina vai ser implantado em Manaus, no Amazonas.

A retina é uma membrana que reveste a parte interna do olho e é responsável por formar a imagem. Entre as doenças que podem afetar a retina estão o glaucoma e a retinopatia diabética, que podem ocasionar perda da visão.

A iniciativa será custeada pelo Ministério da Saúde e executada por meio do programa de telemedicina da Secretaria de Saúde.

Segundo o secretário da pasta, Pedro Elias, os atendimentos devem começar em abril. Os pacientes poderão fazer o exame no Hospital Universitário Getúlio Vargas, onde está instalado o equipamento que faz a retinografia.

A oftalmologista Leila Gouvêa explica como o exame é feito. Segundo ela, sem a necessidade da dilatação da pupila, o exame é feito em dois segundos e o equipamento tira uma fotografia panorâmica de até 270 graus da retina.

A médica destacou que a retinografia pode ser feita por um técnico, sem a necessidade da presença de um médico, o que, segundo ela, facilita a realização do exame em locais de difícil acesso.

O secretário Pedro Elias afirmou que a ideia é que o programa também seja levado para municípios amazonenses.

Agência Brasil

Notícias

Ação de despejo pode incluir encargos locatícios até a condenação, diz STJ

Casa da Mãe Joana Ação de despejo pode incluir encargos locatícios até a condenação, diz STJ 12 de novembro de 2025, 11h40 Na avaliação do ministro, a referência às cláusulas contratuais feita pelo locador na petição inicial foi suficiente para que o locatário soubesse pelo que estava sendo...

Justiça do Amazonas reconhece multiparentalidade em registro de adolescente

Justiça do Amazonas reconhece multiparentalidade em registro de adolescente 07/11/2025 Fonte: Assessoria de Comunicação do IBDFAM (com informações da DPE-AM) A Vara Única de Itapiranga reconheceu judicialmente a multiparentalidade no registro civil de um adolescente de 15 anos. Com a sentença, ele...

Pela 1ª vez, uniões consensuais superam casamento civil e religioso

Pela 1ª vez, uniões consensuais superam casamento civil e religioso Censo 2022 revela que 51,3% da população tinha relação conjugal Bruno de Freitas Moura - Repórter da Agência Brasil Publicado em 05/11/2025 - 10:03 Brasília Origem da Imagem/Fonte: Agência Brasil  -  Certidão de...