Cartórios lançam Campanha Nacional para Proteção Patrimonial dos Idosos

Cartórios lançam Campanha Nacional para Proteção Patrimonial dos Idosos

Ouça a entrevista com Fernanda de Almeida Abud Castro, diretora executiva da Anoreg/BR

Revista Brasil
No AR em 29/07/2020 - 12:25

Os idosos têm sido foco de atenção dos cartórios de todo o país, principalmente neste momento de pandemia do novo coronavírus. Como pessoas vulneráveis, podem se tornar vítimas de violência física e sofrer apropriação e desmonte do patrimônio. Para falar sobre essa campanha nacional, o Revista Brasil entrevistou Fernanda de Almeida Abud Castro, diretora executiva da Associação dos Notários e Registradores (Anoreg/BR).

Ouça no player:

De acordo com Fernanda, diante do aumento de 83% de casos de violência contra os idosos, os cartórios do Brasil se uniram com os poderes Judiciário e Executivo para agirem na proteção patrimonial, que muitas vezes tem contratos de gavetas que não passam por cartório, correndo risco de serem lesados, até mesmo por familiares.

Os cartórios oferecem aos idosos a possibilidade de lavrar suas escrituras públicas, por meio de videoconferência, com toda segurança jurídica sem que ele precise se deslocar de sua casa.

Fonte: EBC

 

Notícias

Herança digital: Entre senhas perdidas e memórias disputadas

Herança digital: Entre senhas perdidas e memórias disputadas Andrey Guimarães Duarte Herança digital exige testamento e orientação jurídica, diante da ausência de lei específica para criptoativos, redes sociais e memórias pessoais. terça-feira, 1 de julho de 2025 - Atualizado em 30 de junho de...

Cobrança de IPTU em imóveis com multipropriedade: alternativas legais e práticas

Opinião Cobrança de IPTU em imóveis com multipropriedade: alternativas legais e práticas Sâmia Ali Salman Axl Wesley Menin Miucci 22 de junho de 2025, 7h04 Uma solução possível seria permitir que o condomínio, responsável pela administração do empreendimento, assuma a responsabilidade tributária...