CCJ aprova projeto que veda exigência de carta fiança de candidato a emprego

CCJ aprova projeto que veda exigência de carta fiança de candidato a emprego

Publicado por Brauna em 23 de maio de 2012 às 08:20

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou, na terça-feira, o Projeto de Lei 45/99, do Senado, que proíbe as empresas de exigirem carta de fiança de candidato a emprego.

A proposta já havia sido aprovada na Câmara e submetida à revisão do Senado, que ofereceu substitutivo.

O texto feito pelos senadores fixa a indenização por inobservância da lei em “valor equivalente a três vezes o salário estabelecido para o cargo”. A indenização prevista no projeto aprovado anteriormente na Câmara era fixada em Unidade Fiscal de Referência (UFIR), que foi extinta.

Inclusão na CLT
O relator Zenaldo Coutinho (PSDB-PA) destacou que o subsitutivo aprimora a proposta ao desvincular o valor da multa de um índice já extinto, bem como ao inserir a matéria na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Segundo ele, apenas o artigo que determinava a competência da Justiça comum para julgar as ações de indenização foi considerado inconstitucional. “A Constituição estabelece que cabe à Justiça do Trabalho processar e julgar as ações oriundas da relação de trabalho”, explicou.

Tramitação
A proposta, que já foi aprovada  na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, será agora votada pelo Plenário.


Fonte: Agência Câmara

Extraído de Diário do Congresso

Notícias

Indisponibilidade do bem de família: reflexos da decisão do STJ

Opinião Indisponibilidade do bem de família: reflexos da decisão do STJ Maria Helena Bragaglia Maria Aparecida Gonçalves Rodrigues Julia Pellatieri 30 de novembro de 2025, 7h01 A morte do devedor não retira, automaticamente, a qualidade do bem de família e, como tal, a sua impenhorabilidade, se...

Por abandono afetivo, filho é autorizado a retirar sobrenomes do pai

Casos de família Por abandono afetivo, filho é autorizado a retirar sobrenomes do pai 24 de novembro de 2025, 7h31 A sentença enfatiza que a ação demonstra a importância do direito à identidade e do papel do Judiciário na concretização dos direitos da personalidade, especialmente em situações de...

O inventariante judicial profissional e a evolução do Direito Sucessório

O inventariante judicial profissional e a evolução do Direito Sucessório Alexandre Correa Nasser de Melo O artigo analisa como o REsp 2.124.424/SP e o PL 1.518/25 inauguram uma nova era no Direito Sucessório, com a profissionalização e digitalização da inventariança judicial no Brasil. sexta-feira,...