CCJ aprova projeto que veda exigência de carta fiança de candidato a emprego

CCJ aprova projeto que veda exigência de carta fiança de candidato a emprego

Publicado por Brauna em 23 de maio de 2012 às 08:20

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou, na terça-feira, o Projeto de Lei 45/99, do Senado, que proíbe as empresas de exigirem carta de fiança de candidato a emprego.

A proposta já havia sido aprovada na Câmara e submetida à revisão do Senado, que ofereceu substitutivo.

O texto feito pelos senadores fixa a indenização por inobservância da lei em “valor equivalente a três vezes o salário estabelecido para o cargo”. A indenização prevista no projeto aprovado anteriormente na Câmara era fixada em Unidade Fiscal de Referência (UFIR), que foi extinta.

Inclusão na CLT
O relator Zenaldo Coutinho (PSDB-PA) destacou que o subsitutivo aprimora a proposta ao desvincular o valor da multa de um índice já extinto, bem como ao inserir a matéria na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Segundo ele, apenas o artigo que determinava a competência da Justiça comum para julgar as ações de indenização foi considerado inconstitucional. “A Constituição estabelece que cabe à Justiça do Trabalho processar e julgar as ações oriundas da relação de trabalho”, explicou.

Tramitação
A proposta, que já foi aprovada  na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, será agora votada pelo Plenário.


Fonte: Agência Câmara

Extraído de Diário do Congresso

Notícias

Cobrança de IPTU em imóveis com multipropriedade: alternativas legais e práticas

Opinião Cobrança de IPTU em imóveis com multipropriedade: alternativas legais e práticas Sâmia Ali Salman Axl Wesley Menin Miucci 22 de junho de 2025, 7h04 Uma solução possível seria permitir que o condomínio, responsável pela administração do empreendimento, assuma a responsabilidade tributária...

Ação com penhora no rosto dos autos não trata de questões sobre o crédito

COISAS SEPARADAS Ação com penhora no rosto dos autos não trata de questões sobre o crédito Rafa Santos 20 de junho de 2025, 7h26 Na mesma decisão, o juiz também negou pedido de suspensão do processo e homologou a arrematação do imóvel e a expedição de carta de arrematação e mandado de imissão na...

Sem intimação pessoal, alienação de bem do devedor não é válida

Falta de aviso Sem intimação pessoal, alienação de bem do devedor não é válida Martina Colafemina 15 de junho de 2025, 15h52 Com efeito, ao menos em sede de cognição sumária, não há prova de que os autores tenham sido intimados pessoalmente, daí podendo derivar a nulidade do ato de consolidação da...