Chega ao Congresso MP de incentivo à aviação regional

30/07/2014 - 16h45 MP - Atualizado em 30/07/2014 - 18h12

Chega ao Congresso MP de incentivo à aviação regional

Da Redação


Avião aterrissando no aeroporto de Lavras, no Sul de Minas Gerais

Foi lida pela Mesa do Senado ao final da sessão desta quarta-feira (30) a Medida Provisória (MP) 652/2014, editada esta semana pela presidente Dilma Rousseff. A MP cria o Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional, para subsidiar as operações de empresas aéreas em aeroportos com movimentação de até 1 milhão de passageiros por ano.

Com a leitura, a medida provisória foi recepcionada pelo Congresso e será encaminhada para análise inicial de uma comissão mista. Em seguida, será votada pelos Plenários da Câmara dos Deputados e do Senado.

O subsídio proposto pela MP inclui tarifas aeroportuárias e parte dos custos das companhias, mas ainda depende de regulamentação por parte da Secretaria de Aviação Civil (SAC). A intenção, segundo o ministro-chefe da SAC, Moreira Franco, é favorecer ainda mais a Região Norte, principalmente a região amazônica, onde o transporte depende de aviões.

Segundo o ministro, estará disponível para a subvenção em 2015 um montante ao redor de R$ 1 bilhão, proveniente do Fundo Nacional da Aviação Civil (Fnac), formado pelo que é pago pela concessão dos maiores aeroportos nacionais. Em 2013, o fundo arrecadou R$ 2,7 bilhões.

De acordo com a MP, a subvenção será diretamente sobre as passagens aéreas, em voos com origem ou destino em aeroportos regionais. O subsídio deve ser limitado a 60 assentos por voo ou 50% dos assentos ofertados.

Atualmente, conforme dados da SAC, voos regionais custam em média 31% a mais por quilômetro do que voos entre capitais. A intenção é equilibrar os custos e a escala desses voos, de maneira a baratear as passagens e estimular um novo mercado, que no futuro poderá se sustentar sem o subsídio.

A MP estabelece ainda que as empresas que não cumprirem a meta de redução das tarifas e mantiverem voos regulares poderão perder o subsídio, ficando a fiscalização sob a responsabilidade da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Esta é a segunda etapa do Plano de Desenvolvimento da Aviação Regional, que começou com a reforma e construção de aeroportos fora das capitais e em regiões isoladas dos voos comerciais. A meta do governo é colocar em funcionamento 270 aeroportos regionais por meio do Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos.

 

Com informações da Agência Câmara

Agência Senado

 

Notícias

Pela 1ª vez, uniões consensuais superam casamento civil e religioso

Pela 1ª vez, uniões consensuais superam casamento civil e religioso Censo 2022 revela que 51,3% da população tinha relação conjugal Bruno de Freitas Moura - Repórter da Agência Brasil Publicado em 05/11/2025 - 10:03 Brasília Origem da Imagem/Fonte: Agência Brasil  -  Certidão de...

STJ autoriza penhora de imóvel financiado para quitar dívida de condomínio

STJ autoriza penhora de imóvel financiado para quitar dívida de condomínio Alessandro Junqueira de Souza Peixoto A decisão do STJ muda o jogo: Agora, imóveis financiados também podem ser penhorados para pagar dívidas de condomínio. Entenda o que isso significa para síndicos e...

Neto poderá ter avós maternos reconhecidos como seus pais

Neto poderá ter avós maternos reconhecidos como seus pais Ele moveu ação para reconhecimento de paternidade e maternidade socioafetiva 29/10/2025 - Atualizado em 29/10/2025 A 4ª Câmara Cível Especializada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) cassou uma sentença da Comarca de Diamantina e...

Georreferenciamento: novo prazo para 2029 gera alívio e controvérsia

Opinião Georreferenciamento: novo prazo para 2029 gera alívio e controvérsia Nassim Kassem Fares 27 de outubro de 2025, 19h35 O projeto e seu substitutivo, que estendeu a prorrogação para todos os imóveis rurais, tiveram como objetivo oferecer “uma solução legislativa viável, segura e proporcional...