Clipping - Jornal Destak: 14,1 mil noivos adotam sobrenome das noivas em Campinas

Clipping - Jornal Destak: 14,1 mil noivos adotam sobrenome das noivas em Campinas

Aumentou em 51% o número de homens que adotaram o sobrenome da mulher em cartório de registro em 2012. O levantamento é da Arpen (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo) junto com os cartórios de Campinas. O número total foi de 14.105 homens, 843 a mais do que os resgistrados em 2011.

A Arpen informa que esses números se dão pela mudança do Código Civil Brasileiro, que em 2002 normatizou a possibilidade dos casais alterarem os sobrenomes. No ano do novo código foram 22% dos homens que adotaram o sobrenome da fanília da noiva.

Ricardo Damasio Baqueiro de Moraes é um dos homens que adicionaram o sobrenome da mulher, Cláudia Aparecida Baqueiro de Moraes. "Foi de última hora, no cartório que resolvi aceitar e colocar o Baqueiro. Achei bacana porque agora tenho união em todos os sentidos com minha esposa". Quem alterar o nome precisará modificar todos documentos.

 

Fonte : Assessoria de Imprensa

Data Publicação : 06/12/2013

Extraído de Arpen-SP

Notícias

Bem de família pode ser tomado pelo banco?

Bem de família pode ser tomado pelo banco? Kelton Aguiar Descubra se o banco pode tomar seu bem de família e como se proteger com ajuda de um advogado especialista. segunda-feira, 25 de agosto de 2025  Atualizado às 11:19 Dívida com mais de 8 anos pode estar prescrita? Descubra se o banco...

Usufruto parental: proteção do patrimônio dos filhos

Com Partilha Usufruto parental: proteção do patrimônio dos filhos Bruno Araujo França 21 de agosto de 2025, 8h00 Apesar de não ser a regra, há situações em que, ao atingir a maioridade, o herdeiro descobre que seu patrimônio foi totalmente consumido, sem qualquer justificativa. Prossiga em...