Clipping – O Globo – Conheça o ‘Tinder da Separação’, site para casais que buscam divórcio

Clipping – O Globo – Conheça o ‘Tinder da Separação’, site para casais que buscam divórcio

Advogada e especialista em Marketing criam a plataforma online ‘Divórcio Consensual’

RIO – Em 2003, numa daquelas noitadas em uma casa de shows do Rio, a empresária Fernanda Rodrigues, hoje com 38 anos, conheceu o policial militar João Martins, de 35. Foi atração à primeira vista. Os dois se apaixonaram, namoraram durante cinco anos e se casaram, em 2008, acreditando que a união seria para sempre. Mas o amor chegou ao fim, e eles se separaram, em 2016. Ninguém casa planejando a separação, mas foi pensando nos matrimônios desfeitos e contrários ao tradicional “até que a morte os separe” que a advogada Marina Monteiro, de 36 anos, e o especialista em Marketing Digital Amaro Monteiro, de 38 anos, criaram a plataforma online “Divórcio Consensual”, site que une advogados a casais que querem agilizar a separação.

— Levamos um tempo até chegar num acordo e entender que era a melhor decisão. O divórcio demorou, mas saiu. Hoje nos damos bem — conta a empresária Fernanda Rodrigues, de 38 anos, dona de uma loja de pipoca em um shopping da Zona Norte.

O “Tinder da separação” foi lançado há três semanas e funciona da seguinte forma: uma das partes do casal interessado no divórcio preenche um cadastro, responde ao questionário (se ambos concordam com o divórcio, se têm filhos menores de idade e se possuem bens ou dívidas a partilhar) e anexa os documentos necessários para dar entrada no processo. Feito isso, o parceiro é notificado por meio de uma mensagem no celular e precisa confirmar o interesse na separação. Autorizando, a ferramenta então conecta o casal ao advogado parceiro mais próximo da localidade.

— As perguntas feitas identificam se você está apto para o divórcio consensual. Caso contrário, encaminhamos juridicamente. Nós fizemos uma pesquisa de campo com mais de 400 pessoas antes de criar o site, identificamos a necessidade — diz Amaro.

No site, também são disponibilizadas conferências online para tirar dúvidas sobre a duração do processo. A pessoa pode ainda parcelar o valor do divórcio em até 12 vezes e acompanhar todos os passos da tramitação. A iniciativa já conta com 20 advogados cadastrados e atende, até o momento, só o Estado do Rio. Apesar das facilidades, os criadores do projeto garantem que a ideia não é incentivar o divórcio.

— A maioria das pessoas que quer oficializar a separação já está separada há anos. Contudo, a falta de recursos e a burocracia fazem que o casal adiem a formalização do divórcio. O mundo online facilita — conta Marina, que advoga na área da família.

Foi o caso da administradora Luciana Soares, de 45 anos. Em 2015, ela decidiu pôr fim ao casamento que mantinha há 12 anos com o ex-marido. Desde então, o processo de divórcio sempre fica de escanteio, seja por motivos financeiros, seja pela falta de tempo para procurar um advogado e dar entrada nos papéis.

— Essa ideia é sensacional! Daqui a pouco eu quero casar de novo e ainda nem me separei do marido anterior. Vou me inteirar desse assunto — afirma Luciana.

Quase 20 mil divórcios em 2016

A Lei do Divórcio (Lei nº 6.515/1977) chegou ao país em 26 de dezembro de 1977. Segundo a pesquisa Estatísticas do Registro Civil, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em outubro do ano passado, 267.268 processos de divórcio foram concedidos em 2016 no país. Desses, 177.078 foram feitos de forma consensual, ou seja, de comum acordo, o equivalente a 66% dos pedidos. No Rio de Janeiro, 19.595 separações legais foram concedidas em 2016, média de uma a cada cinco casamentos que foram realizados no mesmo ano — 105.962.

De acordo com o portal de Cidadania e Justiça do governo federal, em 1984 foram contabilizados 30,8 mil divórcios no país. Em 32 anos, até 2016, um aumento de 768%, bem acima dos 60% de acréscimo na população brasileira no mesmo período. Marina Monteiro aponta mudanças ao longo dos anos que flexibilizaram o processo.

— Além de alterações legais, a independência financeira alcançada pelas mulheres trouxe uma mudança significativa no papel delas dentro do casamento. A minha experiência indica que 90% dos divórcios são requeridos pelas mulheres — avalia.

Fonte: O Globo
Extraído de Anoreg/BR

Notícias

Reforma do Código Civil exclui cônjuges da lista de herdeiros necessários

REPARTINDO BENS Reforma do Código Civil exclui cônjuges da lista de herdeiros necessários José Higídio 19 de abril de 2024, 8h52 Russomanno ressalta que, além da herança legítima, também existe a disponível, correspondente à outra metade do patrimônio. A pessoa pode dispor dessa parte dos bens da...

Juiz determina que valor da venda de bem de família é impenhorável

Juiz determina que valor da venda de bem de família é impenhorável Magistrado considerou intenção da família de utilizar o dinheiro recebido para adquirir nova moradia. Da Redação terça-feira, 16 de abril de 2024 Atualizado às 17:41 "Os valores decorrentes da alienação de bem de família também são...

Cônjuge não responde por dívida trabalhista contraída antes do casamento

CADA UM POR SI Cônjuge não responde por dívida trabalhista contraída antes do casamento 15 de abril de 2024, 7h41 Para o colegiado, não se verifica dívida contraída em benefício do núcleo familiar, que obrigaria a utilização de bens comuns e particulares para saná-la. O motivo é o casamento ter...

Atos jurídicos e assinatura eletrônica na reforma do Código Civil

OPINIÃO Atos jurídicos e assinatura eletrônica na reforma do Código Civil Ricardo Campos Maria Gabriela Grings 12 de abril de 2024, 6h03 No Brasil, a matéria encontra-se regulada desde o início do século. A Medida Provisória 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, estabeleceu a Infraestrutura de Chaves...

A importância da doação com usufruto vitalício e encargos

A importância da doação com usufruto vitalício e encargos Amadeu Mendonça Doação de imóveis com usufruto e encargos como alimentos promove transição patrimonial e segurança familiar, requerendo documentação precisa e compreensão legal. quarta-feira, 3 de abril de 2024 Atualizado às 14:39 Dentro do...