Compra de caminhões poderá ser facilitada para autônomos

12/09/2012 - 19h04 Comissões - Infraestrutura - Atualizado em 12/09/2012 - 19h05

Comissão aprova projeto que facilita compra de caminhões por motoristas autônomos

Patrícia Nogueira de Oliveira

A compra de caminhões poderá ser facilitada para os motoristas autônomos. O projeto (PLS 704/2011) da senadora Kátia Abreu (PSD-TO), propõe a redução de alíquotas e tributos federais na aquisição de veículos de carga.

O objetivo é reduzir a zero as alíquotas do PIS/Pasep e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) incidentes sobre a receita bruta decorrente da venda desses caminhões no mercado interno. Além de isentar do Imposto sobre Produtos industrializados (IPI) os veículos vendidos aos transportadores autônomos de cargas.

O projeto, relatado pelo senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), foi aprovado nesta quarta-feira (12) na Comissão de Infraestrutura (CI). O relator destaca que há mais de 2 milhões de veículos de carga em circulação em todo o país, dos quais cerca de 50% pertencem a motoristas autônomos.

Os veículos especificados no projeto são caminhões chassi com carga útil igual ou superior a 1.800 kg e caminhão monobloco com carga útil igual ou superior a 1.500 kg. A proposta também estimula a renovação da frota. O relatório aponta que a idade média desses veículos é superior a 18 anos.

Flexa Ribeiro acrescenta que o escoamento da produção agrícola, no Brasil, ainda depende fundamentalmente do transporte rodoviário.

Meio ambiente

A comissão aprovou ainda a destinação de recursos do setor elétrico para a recuperação da cobertura vegetal em área de preservação permanente. Projeto (PLS 155/2012) do senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) visa especialmente à proteção das margens de rios. A proposta é de que as concessionárias de energia elétrica financiem um fundo ambiental com investimentos amortizados ao final do período da concessão.

O projeto segue para votação na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e

Fiscalização e Controle (CMA).

 

Agência Senado

 

Notícias

STJ autoriza penhora de imóvel financiado para quitar dívida de condomínio

STJ autoriza penhora de imóvel financiado para quitar dívida de condomínio Alessandro Junqueira de Souza Peixoto A decisão do STJ muda o jogo: Agora, imóveis financiados também podem ser penhorados para pagar dívidas de condomínio. Entenda o que isso significa para síndicos e...

Neto poderá ter avós maternos reconhecidos como seus pais

Neto poderá ter avós maternos reconhecidos como seus pais Ele moveu ação para reconhecimento de paternidade e maternidade socioafetiva 29/10/2025 - Atualizado em 29/10/2025 A 4ª Câmara Cível Especializada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) cassou uma sentença da Comarca de Diamantina e...

Georreferenciamento: novo prazo para 2029 gera alívio e controvérsia

Opinião Georreferenciamento: novo prazo para 2029 gera alívio e controvérsia Nassim Kassem Fares 27 de outubro de 2025, 19h35 O projeto e seu substitutivo, que estendeu a prorrogação para todos os imóveis rurais, tiveram como objetivo oferecer “uma solução legislativa viável, segura e proporcional...