Consulta processual via smartphone e tablet

Quinta, 06 de dezembro de 2012, 13h30

J. Estadual / TECNOLOGIA

Corregedoria lança sistemas para agilizar processos

Pacote de softwares é direcionado aos públicos interno e externo do Poder Judiciário

DA REDAÇÃO
COM ASSESSORIA

Novos sistemas e ferramentas tecnológicas serão lançados pela Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso na sexta-feira (7). O pacote de softwares é direcionado aos públicos interno e externo do Poder Judiciário e será colocado à disposição com o objetivo de dar mais celeridade aos serviços prestados à sociedade pela Primeira Instância.

O evento será realizado às 8h30 na sala Desembargador Atahide Monteiro da Silva, na sede do Tribunal de Justiça, onde também ocorrerá a premiação do ‘Juiz Destaque’ e homenagem ao desembargador José Silvério Gomes a serem feitas pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Márcio Vidal.

Uma das ferramentas a serem lançadas é o aplicativo para consultas processuais via smartphone e tablet. Por meio de conexão na internet será possível acessar diversas informações, como o andamento processual de ações que tramitam na Primeira Instância.

Outro serviço a ser disponibilizado é o terminal de auto-atendimento denominado Aeroporto 24 Horas. O TAA, como também é conhecido, funcionará nos horários em que o Juizado Especial localizado no Aeroporto Marechal Rondon estiver fechado. O posto funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 19 horas e antes e depois desses horários e nos finais de semana, o usuário poderá efetuar reclamação online, via terminal.

Para o público interno, será implantado um novo sistema de cálculo de pena. A calculadora de pena será utilizada pelas Varas de Execução Penal de todo o Estado e foi criada seguindo os moldes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A integração de sistemas também permitirá uma comunicação mais ágil entre a Corregedoria e as unidades judiciais, já que as notificações serão automatizadas. Ao identificar pendências processuais, a área de Auditoria Virtual notificará as Varas via Sistema de Inspeção e Acompanhamento de Produção (SIAP) e as unidades receberão o alerta pelo sistema Apolo.

O sistema Apolo também terá um novo módulo com mecanismo de controle dos prazos de prescrição nas unidades judiciais dotadas de competência criminal, como prevê resolução do CNJ.

Para ampliar a transparência das ações e projetos desenvolvidos, também será lançado o Corregedoria News, uma mídia digital a ser colocada em pontos estratégicos nos ambientes do órgão e nos Fóruns de Entrância Especial (Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis).

O hot site da Corregedoria também terá mudanças e ganhará um novo layout, com uma comunicação visual e menus que facilitarão a navegação por parte dos usuários.

Os sistemas e ferramentas, desenvolvidos pelo Departamento de Aprimoramento da Primeira Instância (Dapi), serão colocados à disposição dos usuários a partir da segunda quinzena de dezembro, já que na próxima semana estarão em fase de teste pelo setor de qualidade de softwares do Poder Judiciário.

Além desses serviços, a Corregedoria propôs ao Conselho da Magistratura a implantação do Plantão Integrado, onde o magistrado passará a ser o plantonista do Pólo e não apenas da Comarca de sua titularidade. Isso permitirá um revezamento maior entre os juízes, sem prejudicar o atendimento ao jurisdicionado.

 

Fonte: MidiaJur

Notícias

Pela 1ª vez, uniões consensuais superam casamento civil e religioso

Pela 1ª vez, uniões consensuais superam casamento civil e religioso Censo 2022 revela que 51,3% da população tinha relação conjugal Bruno de Freitas Moura - Repórter da Agência Brasil Publicado em 05/11/2025 - 10:03 Brasília Origem da Imagem/Fonte: Agência Brasil  -  Certidão de...

STJ autoriza penhora de imóvel financiado para quitar dívida de condomínio

STJ autoriza penhora de imóvel financiado para quitar dívida de condomínio Alessandro Junqueira de Souza Peixoto A decisão do STJ muda o jogo: Agora, imóveis financiados também podem ser penhorados para pagar dívidas de condomínio. Entenda o que isso significa para síndicos e...

Neto poderá ter avós maternos reconhecidos como seus pais

Neto poderá ter avós maternos reconhecidos como seus pais Ele moveu ação para reconhecimento de paternidade e maternidade socioafetiva 29/10/2025 - Atualizado em 29/10/2025 A 4ª Câmara Cível Especializada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) cassou uma sentença da Comarca de Diamantina e...

Georreferenciamento: novo prazo para 2029 gera alívio e controvérsia

Opinião Georreferenciamento: novo prazo para 2029 gera alívio e controvérsia Nassim Kassem Fares 27 de outubro de 2025, 19h35 O projeto e seu substitutivo, que estendeu a prorrogação para todos os imóveis rurais, tiveram como objetivo oferecer “uma solução legislativa viável, segura e proporcional...