Desaposentação

Desaposentação

Como está a discussão no STF?

Publicado por Asafe Gonçalves - 1 hora atrás

Em tempos de crise política, ajuste fiscal e de deficit previdenciário recorde, um assunto que vem ganhando força e que novamente preocupa o Governo Federal é a questão da desaposentação.

Nesta semana, a Advocacia-Geral da União (AGU) recorreu novamente ao Supremo Tribunal Federa (STF) para tentar suspender a tramitação de todos os processos relativos à desaposentação no País. De acordo com o governo, há 182.138 ações tramitando hoje no Brasil. Processos que são movidos por aposentados que voltaram a trabalhar e pedem o recálculo das aposentadorias.

A AGU pediu ao Supremo que suspenda todos esses processos até que o tribunal julgue o Recurso Extraordinário 661.256, com repercussão geral, em que resolverá a disputa. Relator do processo, o ministro Luís Roberto Barroso, negou o pedido da AGU.

Nesta semana, a AGU agravou a decisão. Argumentaram os advogados da União que há hoje 480 mil aposentados ainda trabalhando, “cenário este que vem crescendo exponencialmente com a intensa divulgação da tese por escritórios especializados”.

No pedido, a AGU pede que o ministro Barroso reveja sua decisão ou submeta o pedido ao plenário do STF.

O julgamento do RE 661.256 foi iniciado em outubro de 2014 e foi suspenso por um pedido de vista da ministra Rosa Weber. Em dezembro do ano passado, a ministra devolveu o processo para retomada de julgamento. Cabe agora ao presidente do Supremo, ministro Ricardo Lewandowski, incluir o processo em pauta.

Caso o leitor tenha interesse de esclarecer alguma dúvida, fico à disposição para prestar esclarecimentos através do e-mail abaixo ou de contato pelo JusBrasil.

goncalves@asafe.me

Asafe Gonçalves
Advogado

Extraído de JusBrasil

 

Notícias

STJ julga caso inédito de adoção unilateral com manutenção de poder familiar

Família STJ julga caso inédito de adoção unilateral com manutenção de poder familiar 4ª turma fixou solução inovadora proposta pelo ministro Buzzi. Da Redação sexta-feira, 6 de dezembro de 2019 Atualizado em 7 de dezembro de 2019 16:30 A 4ª turma do STJ concluiu na quinta-feira, 5, julgamento que...

Inclusão do cônjuge do devedor na execução: até onde vai a conta do casamento?

Opinião Inclusão do cônjuge do devedor na execução: até onde vai a conta do casamento? Lina Irano Friestino 19 de dezembro de 2025, 9h25 A decisão do STJ no REsp 2.195.589/GO reforça algo que, no fundo, já estava escrito na lógica do regime de bens: casar sob comunhão parcial significa dividir não...

Contrato e pacto antenupcial pela perspectiva de gênero

Contrato e pacto antenupcial pela perspectiva de gênero Autor: Rodrigo da Cunha Pereira | Data de publicação: 16/12/2025 O Direito das Famílias e Sucessões está cada vez mais contratualizado. Isto é resultado da evolução e valorização da autonomia privada, que por sua vez, vem em consequência do...

Autocuratela o novo instrumento que redefine autonomia no futuro

Autocuratela o novo instrumento que redefine autonomia no futuro Marcia Pons e Luiz Gustavo Tosta Autocuratela, agora regulamentada pelo CNJ, permite que qualquer pessoa escolha seu curador antecipadamente, reforçando autonomia e prevenindo conflitos familiares. terça-feira, 9 de dezembro de...