Detran-BA passa a exigir procuração reconhecida em cartório


Detran-BA passa a exigir procuração reconhecida em cartório

 

Exigência é para quem realizava serviços utilizando procurações.Procuração que antes podia ser "particular", agora deve ser "pública".
 

Os baianos que realizavam serviços no Detran por meio de procurações, documento confeccionado quando o solicitante não pode ir até o órgão e envia outra pessoa em seu lugar, agora devem registrar a procuração com firma reconhecida em cartório.

A procuração particular, quando o solicitante assinava um documento simples, autorizando a realização dos serviços por outra pessoa, não tem mais validade, informa o órgão.

A procuração pública, como é chamado o documento reconhecido no cartório, passa a ser exigida para todos os serviços realizados no órgão, como transferência de veículos, emissão de documentos, renovações, dentre outros.

O Major Robson Pacheco, diretor de veículos do Detran, explica que a nova norma tem caráter nacional e foi adotada por medida de segurança. "Nós detectamos que estava acontecendo um elevado número de fraudes com o antigo sistema, visto que a procuração pública não exigia que os dois solicitantes de processos estivessem no cartório, e agora todos devem ir reconhecer a firma", explica o Major. Ele também informou que as pessoas que fizeram a solicitação até o dia 1º de maio não precisam alterar o documento apresentado.


Extraído de Colégio Notarial do Brasil

Notícias

Neto poderá ter avós maternos reconhecidos como seus pais

Neto poderá ter avós maternos reconhecidos como seus pais Ele moveu ação para reconhecimento de paternidade e maternidade socioafetiva 29/10/2025 - Atualizado em 29/10/2025 A 4ª Câmara Cível Especializada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) cassou uma sentença da Comarca de Diamantina e...

Georreferenciamento: novo prazo para 2029 gera alívio e controvérsia

Opinião Georreferenciamento: novo prazo para 2029 gera alívio e controvérsia Nassim Kassem Fares 27 de outubro de 2025, 19h35 O projeto e seu substitutivo, que estendeu a prorrogação para todos os imóveis rurais, tiveram como objetivo oferecer “uma solução legislativa viável, segura e proporcional...