Elevadores poderão ter de passar por inspeção mensal

21/03/2014 - 11h54

Câmara estuda regras para manutenção de elevadores e escadas rolante

Reprodução/TV Câmara
Dep. Jerônimo Goergen (PP-RS)
Goergen lembra que a maioria dos acidentes ocorre por falta de manutenção e conservação.

Elevadores, plataformas, escadas e esteiras rolantes para transporte de passageiros poderão ter de passar por inspeção mensal, se o Projeto de Lei 6125/13 for aprovado pelo Congresso. O deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), autor da proposta, explica que a vistoria deverá ser realizada por empresa especializada com registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea).

Para ser autorizada a realizar esse tipo de trabalho a empresa deverá ter em seu quadro de funcionários um responsável técnico em conformidade com as normas do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea). Terá ainda de manter seguro para cobrir eventuais danos a terceiros e disponibilizar atendimento de emergência 24 horas por dia.

Ainda de acordo com a proposta, a substituição de peças, inclusive para atualização dos equipamentos, deverá ser efetuada com componentes originais.

Acidentes
No caso de acidentes em que pessoas fiquem presas em elevadores, o texto só permite que mecânicos da empresa responsável pelo equipamento ou o Corpo de Bombeiros realizem o salvamento. Na ausência de ambos, a proposta abre exceção para que o órgão da defesa civil realize o trabalho.

Os proprietários ou responsáveis pelos imóveis serão obrigados a autorizar todos os reparos e substituições de componentes e peças essenciais à segurança dos equipamentos. Se não o fizerem, o poder público deverá interditar imediatamente o equipamento.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Desenvolvimento Urbano; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Reportagem - Maria Neves
Edição – Natalia Doederlein
Agência Câmara Notícias

 

Notícias

Contrato e pacto antenupcial pela perspectiva de gênero

Contrato e pacto antenupcial pela perspectiva de gênero Autor: Rodrigo da Cunha Pereira | Data de publicação: 16/12/2025 O Direito das Famílias e Sucessões está cada vez mais contratualizado. Isto é resultado da evolução e valorização da autonomia privada, que por sua vez, vem em consequência do...

Autocuratela o novo instrumento que redefine autonomia no futuro

Autocuratela o novo instrumento que redefine autonomia no futuro Marcia Pons e Luiz Gustavo Tosta Autocuratela, agora regulamentada pelo CNJ, permite que qualquer pessoa escolha seu curador antecipadamente, reforçando autonomia e prevenindo conflitos familiares. terça-feira, 9 de dezembro de...

Valor Investe: Seu imóvel vai ganhar um 'CPF': veja o que muda a partir de 2026

Valor Investe: Seu imóvel vai ganhar um 'CPF': veja o que muda a partir de 2026 Por Yasmim Tavares, Valor Investe — Rio 02/12/2025 06h30  Atualizado há 4 dias A implementação do CIB acontecerá de forma escalonada: capitais e grandes municípios terão até agosto de 2026 para atualizar seus...