Elevadores poderão ter de passar por inspeção mensal

21/03/2014 - 11h54

Câmara estuda regras para manutenção de elevadores e escadas rolante

Reprodução/TV Câmara
Dep. Jerônimo Goergen (PP-RS)
Goergen lembra que a maioria dos acidentes ocorre por falta de manutenção e conservação.

Elevadores, plataformas, escadas e esteiras rolantes para transporte de passageiros poderão ter de passar por inspeção mensal, se o Projeto de Lei 6125/13 for aprovado pelo Congresso. O deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), autor da proposta, explica que a vistoria deverá ser realizada por empresa especializada com registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea).

Para ser autorizada a realizar esse tipo de trabalho a empresa deverá ter em seu quadro de funcionários um responsável técnico em conformidade com as normas do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea). Terá ainda de manter seguro para cobrir eventuais danos a terceiros e disponibilizar atendimento de emergência 24 horas por dia.

Ainda de acordo com a proposta, a substituição de peças, inclusive para atualização dos equipamentos, deverá ser efetuada com componentes originais.

Acidentes
No caso de acidentes em que pessoas fiquem presas em elevadores, o texto só permite que mecânicos da empresa responsável pelo equipamento ou o Corpo de Bombeiros realizem o salvamento. Na ausência de ambos, a proposta abre exceção para que o órgão da defesa civil realize o trabalho.

Os proprietários ou responsáveis pelos imóveis serão obrigados a autorizar todos os reparos e substituições de componentes e peças essenciais à segurança dos equipamentos. Se não o fizerem, o poder público deverá interditar imediatamente o equipamento.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Desenvolvimento Urbano; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Reportagem - Maria Neves
Edição – Natalia Doederlein
Agência Câmara Notícias

 

Notícias

Pela 1ª vez, uniões consensuais superam casamento civil e religioso

Pela 1ª vez, uniões consensuais superam casamento civil e religioso Censo 2022 revela que 51,3% da população tinha relação conjugal Bruno de Freitas Moura - Repórter da Agência Brasil Publicado em 05/11/2025 - 10:03 Brasília Origem da Imagem/Fonte: Agência Brasil  -  Certidão de...

STJ autoriza penhora de imóvel financiado para quitar dívida de condomínio

STJ autoriza penhora de imóvel financiado para quitar dívida de condomínio Alessandro Junqueira de Souza Peixoto A decisão do STJ muda o jogo: Agora, imóveis financiados também podem ser penhorados para pagar dívidas de condomínio. Entenda o que isso significa para síndicos e...

Neto poderá ter avós maternos reconhecidos como seus pais

Neto poderá ter avós maternos reconhecidos como seus pais Ele moveu ação para reconhecimento de paternidade e maternidade socioafetiva 29/10/2025 - Atualizado em 29/10/2025 A 4ª Câmara Cível Especializada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) cassou uma sentença da Comarca de Diamantina e...

Georreferenciamento: novo prazo para 2029 gera alívio e controvérsia

Opinião Georreferenciamento: novo prazo para 2029 gera alívio e controvérsia Nassim Kassem Fares 27 de outubro de 2025, 19h35 O projeto e seu substitutivo, que estendeu a prorrogação para todos os imóveis rurais, tiveram como objetivo oferecer “uma solução legislativa viável, segura e proporcional...