Emissão de cupom fiscal em postos de gasolina poderá ser automática

20/09/2011 - 17h03

Emissão de cupom fiscal em postos de gasolina poderá ser automática

 

A emissão de cupom fiscal em cada operação de venda de combustível nos postos de gasolina passará a ser automática, como previsto em projeto de lei aprovado nesta terça-feira (20) pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). De autoria do ex-senador Expedito Júnior, a matéria (PLS 670/2007) foi aprovada em decisão terminativa e agora vai à Câmara dos Deputados.

De acordo com o projeto, os revendedores varejistas de combustíveis automotivos ficam obrigados a usar equipamento emissor de cupom fiscal integrado ao equipamento medidor do fornecimento de combustível da bomba abastecedora. A utilização da bomba passaria a gerar automaticamente a emissão do cupom fiscal.

Ao sugerir a inovação, o autor argumenta que o procedimento de emissão do cupom fiscal será mais ágil. "É muito comum que o consumidor deixe de exigir o cupom fiscal, justamente em função do tempo adicional que tem que aguardar após o abastecimento do seu automóvel", explica.

Outro benefício seria dificultar a evasão fiscal, já que a emissão do documento fiscal seria automática e condicionada à utilização da bomba abastecedora.

Atualmente, são adotados dois procedimentos independentes nos postos de gasolina: primeiro, são digitados os dados de abastecimento do veículo no sistema informatizado das bombas; em seguida, esses dados são novamente digitados em outro equipamento, para possibilitar a emissão do cupom fiscal.

O relator, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), em voto favorável à aprovação, disse que a medida facilitará de fato o exercício do direito do consumidor de exigir o cupom fiscal.

Gorette Brandão e Rodrigo Baptista / Agência Senado

Notícias

STJ autoriza penhora de imóvel financiado para quitar dívida de condomínio

STJ autoriza penhora de imóvel financiado para quitar dívida de condomínio Alessandro Junqueira de Souza Peixoto A decisão do STJ muda o jogo: Agora, imóveis financiados também podem ser penhorados para pagar dívidas de condomínio. Entenda o que isso significa para síndicos e...

Neto poderá ter avós maternos reconhecidos como seus pais

Neto poderá ter avós maternos reconhecidos como seus pais Ele moveu ação para reconhecimento de paternidade e maternidade socioafetiva 29/10/2025 - Atualizado em 29/10/2025 A 4ª Câmara Cível Especializada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) cassou uma sentença da Comarca de Diamantina e...

Georreferenciamento: novo prazo para 2029 gera alívio e controvérsia

Opinião Georreferenciamento: novo prazo para 2029 gera alívio e controvérsia Nassim Kassem Fares 27 de outubro de 2025, 19h35 O projeto e seu substitutivo, que estendeu a prorrogação para todos os imóveis rurais, tiveram como objetivo oferecer “uma solução legislativa viável, segura e proporcional...