Formação profissional de baixa qualidade prejudica aulas de Matemática, diz SBMAC

10/09/2013 - 19h55

Formação profissional de baixa qualidade prejudica aulas de Matemática, diz SBMAC

O presidente da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), Geraldo Nunes Silva, admitiu que há problemas sérios na formação profissional: "crianças estão sendo ensinadas por quem não gosta de matemática".

Já o presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), Alessandro Jacques Ribeiro, acrescentou que essa "crise" não está restrita apenas ao ensino da matemática nem somente ao Brasil e às escolas públicas. “Os problemas também ocorrem com outras disciplinas, em outros países e nas escolas privadas.”

O presidente da SBEM se queixou da "ausência significativa de formação psicopedagógica". A maioria dos professores de licenciatura são matemáticos com pesquisas em ciência pura.

Carreira de estado
Geraldo Silva ainda criticou os baixos salários e a elevada carga horária dos professores (em geral) e defendeu a transformação da categoria em carreira de estado. “O professor precisa de tempo para estudar, qualificar-se e participar de congressos profissionais.”

Para o dirigente, a partir do 7° ou 8° ano do ensino fundamental, as salas de aula tradicionais devem ser substituídas por salas de matemática ou de outra disciplina científica específica, "em que o aluno vai ao ambiente do professor", devidamente equipado com as mídias digitais modernas. Trata-se do projeto "professores para o século 21".

Já em relação às iniciativas de incentivo aos estudantes, Alessandro Ribeiro elogiou, por exemplo, as Olimpíadas de Matemática, mas lamentou o fato de elas estarem restritas a um número reduzido de jovens.

 

Reportagem - José Carlos Oliveira
Edição – Regina Céli Assumpção

Agência Câmara Notícias
 
 

 

Notícias

Partilha após o divórcio: STJ decide que não há prescrição

Partilha após o divórcio: STJ decide que não há prescrição Alessandro Junqueira de Souza Peixoto Mesmo anos após o divórcio, você ainda tem direito ao que é seu. O STJ decidiu que bens não partilhados podem ser divididos a qualquer momento. Justiça nunca chega tarde. terça-feira, 10 de junho de...

Divórcio potestativo sob a perspectiva jurisprudencial

Com Partilha Divórcio potestativo sob a perspectiva jurisprudencial Marília Mello de Lima 9 de outubro de 2025, 8h00 Há julgados recentes, inclusive do Superior Tribunal de Justiça, no sentido de que o divórcio pode ser decretado antes mesmo da citação da parte requerida. Leia em Consultor...

Doação verbal exige escritura pública para validade do ato, diz TJ-BA

Usucapião afastado Doação verbal exige escritura pública para validade do ato, diz TJ-BA 8 de outubro de 2025, 12h19 O julgador explicou que a ocupação do imóvel — ainda que por um longo período de tempo — ocorreu por mera liberalidade da proprietária. Leia em Consultor...

STJ valida filiação socioafetiva post mortem sem manifestação expressa

Família STJ valida filiação socioafetiva post mortem sem manifestação expressa 3ª turma reconheceu vínculo de filha criada desde a infância, ainda que falecidos não tenham formalizado adoção. Da Redação terça-feira, 7 de outubro de 2025 Atualizado às 18:55 Por unanimidade, 3ª turma do STJ...