Governo reduzirá de 15 para 10 meses o processo antidumping

Gustavo Machado

São Paulo - O governo dá mais um sinal de que vai endurecer a postura conta importações de produtos feitas abaixo do custo de produção, prática conhecida como dumping. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), "o Plano Brasil Maior prevê redução do prazo das investigações de antidumping de 15 para 10 meses, e do prazo de aplicação de direito provisório, de 240 para 120 dias".

Roberto Segatto, presidente da Associação Brasileira de Comércio Exterior (Abracex), questiona o prazo demandado pelas instituições para averiguação de práticas de concorrência desleal. "Depois dessas medidas, não há motivo para uma investigação demorar mais do que 60 dias", afirma. "Quando se inicia o processo, os órgãos já dispõem de diversas informações que são suficientes para determinar se há prática ilegal ou não", complementa.

Atualmente, entidades de classe cobram do governo federal posição assertiva frente a uma política industrial. Barral, sócio-fundador da Barral M. Jorge Associados, indica que o governo brasileiro precisa atentar para práticas ilegais, mas medidas antidumping não são suficientes. "De qualquer forma, os importados são mais baratos que os produtos nacionais", afirma Barral.

Segatto afirma que tais ações contra a concorrência desleal não são a saída para a indústria, e questiona a política adotada pelo ministério. "As medidas podem maquiar o custo-Brasil, como o da folha de pagamento."

 

Extraído de DCI

Notícias

Neto poderá ter avós maternos reconhecidos como seus pais

Neto poderá ter avós maternos reconhecidos como seus pais Ele moveu ação para reconhecimento de paternidade e maternidade socioafetiva 29/10/2025 - Atualizado em 29/10/2025 A 4ª Câmara Cível Especializada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) cassou uma sentença da Comarca de Diamantina e...

Georreferenciamento: novo prazo para 2029 gera alívio e controvérsia

Opinião Georreferenciamento: novo prazo para 2029 gera alívio e controvérsia Nassim Kassem Fares 27 de outubro de 2025, 19h35 O projeto e seu substitutivo, que estendeu a prorrogação para todos os imóveis rurais, tiveram como objetivo oferecer “uma solução legislativa viável, segura e proporcional...