Guia de sobrevivência

Guia ajuda na sobrevivência de micro e pequenas empresas
 

Nova publicação vai ajudar os micro e pequenos empresários brasileiros a se manterem funcionando. Trata-se do Guia de Sobrevivência para MPEs, editado pela Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), e o Instituto Recupera Brasil (IRB).

Segundo o Sebrae, existem, no Brasil, cerca de seis milhões de microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), o que representa 97% de todas as empresas brasileiras. Juntas, empregam aproximadamente 52% dos trabalhadores urbanos do país e geram 20% do PIB. No entanto, 27% dos novos empreendimentos fundados no Brasil param de funcionar no primeiro ano.

O guia traz informações sobre medidas para evitar que as MEs e EPPs deixem de existir. Segundo o secretário de Reforma do Judiciário, Marcelo Vieira, o objetivo é fornecer dados para o fortalecimento dessas empresas. “Com um conteúdo didático e claro, os micros e pequenos empresários terão acesso a informações que os ajudarão na administração e recuperação financeira de suas empresas”, afirma.

Um tema abordado na cartilha é a Nova Lei de Falências (Lei nº 11.101/2005) e a possibilidade de requerer a recuperação judicial, medida prevista em lei para evitar a falência. O empresário devedor pode apresentar em juízo alternativas para quitação dos seus débitos junto aos credores, o que acelera a resolução de conflitos e reduz as demandas que chegam ao Poder Judiciário.

A mediação e a conciliação também são meios para solucionar divergências. A cartilha explica que, no primeiro caso, o profissional é contratado para defender o interesse de uma das partes. Na conciliação, existe um terceiro que busca a solução consensual entre as partes envolvidas no litígio. “Destacamos a mediação e conciliação como importantes ferramentas para solução de conflitos, o que permite que as empresas tenham uma resposta mais rápida para as disputas”, explica Vieira.

De acordo com a publicação, o sucesso da empresa depende da capacidade de atender às necessidades dos clientes e gerar resultados. Para isso, são fundamentais a elaboração de ações de planejamento e de controle e o conhecimento da importância da contabilidade. O guia contém ainda dicas simples para os empreendedores, como não misturar valores da empresa com valores pessoais, negociar as margens de desconto com seus clientes e fornecedores; manter um fluxo de caixa, pagar dívidas em dia.

Clique aqui para acessar o Guia de Sobrevivência para MPEs.

 

Fonte: MJ

Extraído de Editora Magister

 

Notícias

Advogada explica regularização por georreferenciamento em imóvel rural

Regularização Advogada explica regularização por georreferenciamento em imóvel rural A obrigatoriedade inicia a partir de 20/11 para qualquer transação imobiliária ou regularização fundiária. Da Redação segunda-feira, 4 de agosto de 2025 Atualizado às 12:02 Processos de regularização fundiária e...

Usucapião como limite temporal para reconhecimento da fraude à execução fiscal

Opinião Usucapião como limite temporal para reconhecimento da fraude à execução fiscal Antonio Carlos de Souza Jr. Roberto Paulino de Albuquerque Júnior 31 de julho de 2025, 7h04 O tribunal superior, porém, não vem analisando uma importante questão sobre a fraude à execução fiscal, qual seja:...

Intenção de pagar a dívida basta para manter devedor em imóvel

Vitória da boa-fé Intenção de pagar a dívida basta para manter devedor em imóvel 26 de julho de 2025, 12h32 Na decisão, a juíza destacou a gravidade da situação e disse que “tais medidas são a última oportunidade para solução amigável, caso contrário, será dado cumprimento ao mandado de...

Regime da separação convencional de bens e a renúncia antecipada à herança

Opinião Regime da separação convencional de bens e a renúncia antecipada à herança Rafael Adelor Cabreira 28 de julho de 2025, 9h21 Uma vez escolhido o regime da separação convencional de bens, o casal deixa claro que não tem interesse no patrimônio do outro — para além da morte do consorte,...