Laboratório do Conhecimento

Aplicativo de internet ajuda empreendedores do Paraná construírem “fórmula do sucesso”

Sucesso na Feira do Empreendedor 2011 - Paraná, o Laboratório do Conhecimento, desenvolvido pelo Sebrae/PR, ganha versão virtual no www.labconhecimento.com.br

 

Pela redação - www.incorporativa.com.br

08/11/2011 - Pauta: Savannah Ações em Comunicação

Um dos questionamentos mais comuns, ouvidos pelos consultores do Sebrae/PR, é sobre que tipo de negócio dá mais dinheiro. De acordo com a entidade, a tão perseguida “fórmula de sucesso” e outras respostas sobre o empreendedorismo, no entanto, dependem, na verdade, de uma série de variáveis, para serem elaboradas.

Com base nessa expectativa, nasceu o Laboratório do Conhecimento, um espaço lúdico criado especialmente para a Feira do Empreendedor 2011 - Paraná, realizada em março de 2011, em Curitiba, onde, a partir de uma vivência, mais de 700 visitantes adquiriram recomendações sobre os passos necessários para obter êxito nos negócios.

Como a procura pelo Laboratório do Conhecimento foi intensa, durante e após o término do evento, o Sebrae/PR desenvolveu e lançou, no final no final de outubro, uma versão online, um aplicativo de internet para que qualquer interessado construa sua fórmula pessoal de sucesso a partir do site www.labconhecimento.com.br ou no Facebook, no https://apps.facebook.com/labconhecimento/.

Depois de preencher um rápido cadastro, o empreendedor internauta responde questões relativas a três áreas do conhecimento (o que eu sei sobre mim mesmo; o que eu sei sobre o mercado; o que eu sei sobre o negócio que desejo iniciar).

A “fórmula de sucesso” é uma combinação de elementos, como sonhos, relacionamentos, responsabilidade, escolhas, planejamento, ambiente, ramo e tendências do negócio, clientes, concorrentes, resultados esperados, estratégias e ações, investimentos, recursos humanos e estrutura necessária para abertura ou crescimento da empresa. O resultado traz recomendações e pode ser impresso, enviado por e-mail e compartilhado nas redes sociais.

Adriana Schiavon Gonçalves, consultora do Sebrae/PR, que coordenou a adaptação do teste para o ambiente virtual, entende que, muitos empreendedores têm dificuldades para refletir sobre os todos os aspectos prioritários do negócio e que o aplicativo auxilia muito nisso.

“De forma lúdica e inovadora, o Laboratório do Conhecimento leva o participante a pensar em questões sobre a atividade empresarial que, talvez, não tenha refletido antes. É um experimento único que visa estimular a busca por novas informações.”

A fundamentação teórica do Laboratório do Conhecimento tem como base conceitos do Próprio, um programa de orientação do Sebrae para interessados em abrir um negócio. Ao passar pela vivência, os interessados podem refletir sobre seu comportamento empreendedor e sobre a forma como tomam decisões.

“O aplicativo é ambientado como um laboratório real. O teste é uma oportunidade para o empreendedor avaliar os pontos que podem ser aprimorados. Foi desenvolvido para que os participantes se deem conta de que são eles mesmos os responsáveis pelo sucesso de seus negócios”, assinala Adriana Gonçalves.

A “fórmula de sucesso” gerada pelo Laboratório do Conhecimento aponta o estágio de conhecimento do empreendedor sobre seu atual ou futuro negócio. Essas informações o ajudam a perceber quais são suas necessidades e o que precisa fazer para alcançar o sucesso.


Extraído de INCorporativa

Notícias

Construtora pode reter taxa de personalização de imóvel em caso de distrato

Sob medida Construtora pode reter taxa de personalização de imóvel em caso de distrato Danilo Vital 16 de julho de 2025, 8h49 A magistrada destacou que o contrato de compra e venda previu a retenção da taxa porque os materiais selecionados para personalizar a unidade têm natureza personalíssima e,...

Artigo: STJ garante proteção do lar para além da morte – por Gabriela Alves

Artigo: STJ garante proteção do lar para além da morte – por Gabriela Alves Origem da Imagem/Fonte: Extraída de Colégio Notarial do Brasil São Paulo Recente decisão da 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reafirmou uma diretriz fundamental no ordenamento jurídico brasileiro: a proteção...

A proteção ao bem de família não é absoluta

A proteção ao bem de família não é absoluta Thallyta de Moura Lopes STJ fixa teses que restringem a penhora do bem de família em hipóteses de hipoteca, exigindo demonstração de benefício direto à entidade familiar. quarta-feira, 9 de julho de 2025 - Atualizado em 8 de julho de 2025 15:00 "Para...

Pagamento espontâneo após citação valida execução, diz TJ-MG

Causa reconhecida Pagamento espontâneo após citação valida execução, diz TJ-MG 8 de julho de 2025, 9h56 Conforme se verifica dos autos de origem, o agravante não arguiu, em nenhum momento, qualquer nulidade da execução promovida pelo condomínio agravado. Confira em Consultor Jurídico    ...