Lei de Patentes pode deixar medicamento mais barato

Lei de Patentes pode deixar medicamento mais barato

É Preciso garantir que o Brasil não perca o bonde dos biológicos

Pela redação - www.incorporativa.com.br

01/06/2012 - Ex-Libris

Durante o seminário realizado pelo Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica da Câmara dos Deputados, nesta terça, 29, em Brasília , o relator deste estudo no Conselho, o deputado Newton Lima declarou que “temos a oportunidade de modificar a lei de patentes no país, de deixar os preços dos medicamentos mais acessíveis à população e de incentivar a pesquisa e o desenvolvimento do setor de biofármacos nacionais".

O deputado se baseia no parecer técnico do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que estima que o prejuízo causado pela adoção do mecanismo pipeline no Brasil - que impede o Brasil de adquirir versões genéricas mais baratas ou de produzi-los a preços mais acessíveis - causou um déficit de 5 milhões de dólares ao país, na compra de cinco antiretrovirais, utilizados no tratamento da AIDS.

“Precisamos garantir que o Brasil não perca o bonde dos biológicos. Essa é a oportunidade de estimularmos o parque industrial nessa promissora área do Brasil", argumentou Newton Lima, que também é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Nacional.

Para ele, o Brasil precisa investir mais em pesquisa e desenvolvimento no setor farmacêutico: “Hoje temos 10 empresas capazes de gerar pesquisa e desenvolvimento no país. Esta iniciativa criará mais competitividade da indústria nacional e diminuirá os preços de medicamentos repassados ao bolso dos contribuintes, sem afetar os acordos internacionais”, finalizou.

No Seminário estiverem presentes autoridades do Judiciário, acadêmicos nacionais e internacionais e representantes dos setores da indústria nacional de medicamentos.


INCorporativa

Notícias

Conheça o Imposto Seletivo previsto na reforma tributária

Conheça o Imposto Seletivo previsto na reforma tributária 26/04/2024 - 18:32 Será apurado mensalmente e incidirá uma única vez sobre produtos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Confira em Agência Câmara de Notícias

Lacunas e desafios jurídicos da herança digital

OPINIÃO Lacunas e desafios jurídicos da herança digital Sandro Schulze 23 de abril de 2024, 21h41 A transferência de milhas aéreas após a morte do titular também é uma questão complexa. Alguns programas de milhagens já estabelecem, desde logo, a extinção da conta após o falecimento do titular, não...

TJMG. Jurisprudência. Divórcio. Comunhão universal. Prova.

TJMG. Jurisprudência. Divórcio. Comunhão universal. Prova. APELAÇÃO CÍVEL - AÇÃO DE DIVÓRCIO - COMUNHÃO UNIVERSAL DE BENS - PARTILHA - VEÍCULO - USUCAPIÃO FAMILIAR - ÔNUS DA PROVA - O casamento pelo regime da comunhão universal de bens importa na comunicação de todos os bens presentes e futuros...