MPF é favorável ao registro de dupla maternidade ou paternidade em documentos pessoais

MPF é favorável ao registro de dupla maternidade ou paternidade em documentos pessoais

11/10/2022
Fonte: Assessoria de Comunicação do IBDFAM (com informações do G1)


A ação popular que obriga o Governo Federal a permitir o registro de dupla maternidade ou paternidade em documentos pessoais teve manifestação favorável do Ministério Público Federal – MPF. As informações são do G1.

Atualmente, nenhum órgão oficial possibilita tais registros nas identificações. É permitido apenas um nome, o que leva muitos casais homoafetivos a buscar a Justiça para ter uma certidão de nascimento dos filhos, por exemplo, com o nome de dois pais ou duas mães.

O entendimento da União é de que "as alterações são difíceis de implementar" e que, por isso, "não seria viável a liberação do registro da dupla maternidade ou paternidade".

A ação é de autoria do senador Fabiano Contarato (PT-ES). Para o senador, é dever do Poder Público garantir o exercício dos direitos individuais.

Contarato entende que o posicionamento do MPF  “representa um adendo aos direitos das famílias homoafetivas que já foram garantidos pelo Supremo Tribunal Federal – STF, há mais de dez anos, quando reconheceu a união homoafetiva como família”.

"Nossa Constituição determina ao Estado o dever de proteção da entidade familiar, e tais fatos violam direitos e garantias fundamentais, como a dignidade humana e a vedação à discriminação e hierarquização entre espécie de filiação, configurando danos extrapatrimoniais", destacou o parlamentar.

Fonte: IBDFAM

Notícias

Pela 1ª vez, uniões consensuais superam casamento civil e religioso

Pela 1ª vez, uniões consensuais superam casamento civil e religioso Censo 2022 revela que 51,3% da população tinha relação conjugal Bruno de Freitas Moura - Repórter da Agência Brasil Publicado em 05/11/2025 - 10:03 Brasília Origem da Imagem/Fonte: Agência Brasil  -  Certidão de...

STJ autoriza penhora de imóvel financiado para quitar dívida de condomínio

STJ autoriza penhora de imóvel financiado para quitar dívida de condomínio Alessandro Junqueira de Souza Peixoto A decisão do STJ muda o jogo: Agora, imóveis financiados também podem ser penhorados para pagar dívidas de condomínio. Entenda o que isso significa para síndicos e...

Neto poderá ter avós maternos reconhecidos como seus pais

Neto poderá ter avós maternos reconhecidos como seus pais Ele moveu ação para reconhecimento de paternidade e maternidade socioafetiva 29/10/2025 - Atualizado em 29/10/2025 A 4ª Câmara Cível Especializada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) cassou uma sentença da Comarca de Diamantina e...

Georreferenciamento: novo prazo para 2029 gera alívio e controvérsia

Opinião Georreferenciamento: novo prazo para 2029 gera alívio e controvérsia Nassim Kassem Fares 27 de outubro de 2025, 19h35 O projeto e seu substitutivo, que estendeu a prorrogação para todos os imóveis rurais, tiveram como objetivo oferecer “uma solução legislativa viável, segura e proporcional...