Projeto estabelece regras nacionais para desmonte de veículos e venda de peças

Projeto estabelece regras nacionais para desmonte de veículos e venda de peças

24/09/2012

O aumento no número de furtos e roubos de veículos e de oficinas ilegais de desmonte motivou a apresentação de um projeto de lei que disciplina o funcionamento de empresas de desmontagem de veículos terrestres. De autoria do senador Romero Jucá (PMDB-RR), o PLS 617/2011 aguarda designação de novo relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

O PLS 617/2011 estabelece define o que é empresa de desmonte, peça de reposição usada, sucata, autopeça de segurança, entre outros.

Além disso, determina uma série de regras para autorização de funcionamento dessas empresas, para as operações e para o controle do desmonte e da revenda de peças usadas. O projeto prevê também as infrações e sanções administrativas aplicáveis.

De acordo com a proposta, as empresas de desmonte devem ter autorização para funcionar e obter a certificação junto ao Inmetro. O projeto também determina que os veículos destinados à desmontagem sejam apenas os provenientes de acidente de trânsito, os que estiverem no final da vida útil e os retirados de circulação por dívidas com o Estado devido a impostos ou multas em atraso.

As peças de reposição usadas que forem comercializadas deverão ser marcadas e ter uma identificação para permitir rastrear o veículo de procedência. Caso o PLS 617/2011 vire lei, os departamentos de trânsito de cada estado e do Distrito Federal – Detrans – deverão implantar o sistema de integração das informações dos veículos desmontados e das peças usadas a serem comercializadas.

Na justificação da proposta, o senador Romero Jucá ressalta o aumento do número de furtos e roubos de veículos no país e a ligação desse crime com a comercialização de suas peças no mercado, por meio das oficinas ilegais de desmonte.

“A regulamentação da atividade de desmonte, da comercialização de peças de reposição usadas e destinação das sucatas, além de reduzir a criminalidade e promover maior segurança para a população, beneficiará o consumidor, que poderá confiar nos estabelecimentos de revenda”, afirma.

O senador também prevê a geração de empregos e a proteção do meio ambiente e da saúde pública, pois o projeto apresenta regras específicas para o descarte de materiais, líquidos e fluidos de veículos automotores que possuam potencial lesivo ao meio ambiente.

O autor do PLS 617/2011 se baseou ainda no exemplo de outros países que passaram a regulamentar a atividade.


Segundo Jucá, a Argentina, após um ano de criação dos desmontes legais, reduziu em 50% o índice de roubo de automóveis. Apesar de já existirem leis estaduais que tratam do mesmo assunto, o senador ressalta a necessidade de uma lei federal para trazer mais uniformidade e maior controle.

 

Extraído de JusClip

Notícias

Presunção de paternidade decorrente da recusa de exame de DNA

Processo Familiar Presunção de paternidade decorrente da recusa de exame de DNA Carlos Eduardo Pianovski 7 de setembro de 2025, 8h00 O sistema vigente mantém a dualidade entre filhos matrimoniais e extramatrimoniais, em resquício da odiosa distinção pretérita entre filhos legítimos e...

Doação na reforma do Código Civil: Algumas observações sobre o adiantamento de legítima e a cláusula de dispensa da colação por declaração de vontade posterior

Doação na reforma do Código Civil: Algumas observações sobre o adiantamento de legítima e a cláusula de dispensa da colação por declaração de vontade posterior Rodrigo Reis Mazzei sexta-feira, 5 de setembro de 2025 Atualizado às 07:30 Como é de conhecimento geral, com a apresentação do PL 4/2025 há...

Casar e se separar no mesmo dia: Nulidade ou divórcio?

Casar e se separar no mesmo dia: Nulidade ou divórcio? Rudyard Rios A lei protege os cônjuges ao não permitir o fim imediato do casamento. Fora exceções legais, só o divórcio garante segurança jurídica e respeito à vontade do casal. quarta-feira, 3 de setembro de 2025 Atualizado às 09:14 É possível...