Projeto permite que caminhoneiros criem fundo para cobrir danos a veículos

Projeto permite que caminhoneiros criem fundo para cobrir danos a veículos

 

Iara Guimarães Altafin | 04/09/2015, 13h26 - ATUALIZADO EM 04/09/2015, 13h43

Está na pauta da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), que se reúne na terça-feira (8), projeto que autoriza associações de transportadores de pessoas ou cargas a criar fundo próprio, custeado pelos associados, para cobrir despesas por acidentes ou furto de veículos dos sócios.

O autor do projeto (PLS 356/2012), senador Paulo Paim (PT), afirma que o preço de seguros para veículos de carga é impeditivo para os caminhoneiros autônomos. Com a proposta, ele quer permitir às organizações da categoria formar fundo para ajuda mútua, de uso exclusivo para prevenção e reparação de danos ocasionados aos veículos.

Obras públicas

A agenda da CMA inclui ainda outras 12 proposições, entre elas o PLS 739/2011, que torna obrigatória, no projeto básico de obras custeadas com recursos públicos, a comprovação da viabilidade econômica e do aproveitamento pela sociedade do equipamento público que resultar da construção.

A norma alcançará obras e serviços de engenharia financiados, total ou parcialmente, com recursos da União ou de entidades da sua administração indireta, com valor superior a R$ 100 mil.

Apresentado por Marcelo Crivella (PRB-RJ), o texto tem o apoio do relator na CMA, senador Benedito de Lira (PP-AL), com emenda determinando que obras de segurança nacional sejam dispensadas de demonstrar sustentabilidade socioeconômica.

A reunião da CMA será realizada a partir das 9h30, na sala 6 da Ala Nilo Coelho, no Senado.

Agência Senado

 

Notícias

Correio da Manhã – Transferência de atos gera economia e reduz ações

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 Correio da Manhã – Transferência de atos gera economia e reduz ações Cartório em Números mostra o alívio da sobrecarga judicial A transferência de atos do Judiciário para os cartórios resultou em uma economia superior a R$ 600 milhões aos cofres públicos em...

Mulher pagará aluguel a ex-marido por uso exclusivo de imóvel

Mulher pagará aluguel a ex-marido por uso exclusivo de imóvel 02/02/2026 Bem adquirido durante união. A 9ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve parcialmente decisão da 8ª Vara Cível de São José dos Campos que determinou que mulher pague aluguel pelo uso exclusivo de...