Publicação: Juízos de admissibilidade

Publicação: Juízos de admissibilidade

12-Set-2012

O desembargador Almeida Melo, primeiro vice-presidente do Tribunal de Justiça e Superintendente Judiciário, determinou, no dia 11 de setembro, a publicação, na íntegra, das decisões do primeiro e Terceiro Vice-Presidentes, constitutivas dos juízos de admissibilidade (verificação dos requisitos para a tramitação) dos recursos extraordinários e especiais apresentados, respectivamente, ao Supremo Tribunal Federal e ao Superior Tribunal de Justiça.

A inovação representa contribuição para que a comunidade jurídica passe a ter imediato conhecimento do inteiro teor das razões pelas quais os Vice-Presidentes autorizam ou negam remessa dos recursos destinados ao STF e ao STJ.

Doravante, advogados e interessados poderão acionar, pela internet, as decisões de admissibilidade, sem necessidade de deslocamento à sede do Tribunal.

Disse o 1º vice-presidente que “a publicação do inteiro teor das decisões oferece maior conforto e comodidade aos operadores jurídicos e às partes que passam a não depender de deslocamento até o Cartório para a consulta ao processo, obtenção de cópias e espera burocrática”.


Informou ainda o desembargador Almeida Melo que, “com as publicações de inteiro teor, o Judiciário refina a sua capacidade de prestar contas diariamente ao povo – Poder democrático que é – colocando à disposição da coletividade a mais ampla fundamentação de suas decisões com o emprego de método universalmente aceito, que o da difusão pela rede mundial de computadores - internet”.

 

Fonte: TJMG
Extraído de Amagis
 

Notícias

Ação de despejo pode incluir encargos locatícios até a condenação, diz STJ

Casa da Mãe Joana Ação de despejo pode incluir encargos locatícios até a condenação, diz STJ 12 de novembro de 2025, 11h40 Na avaliação do ministro, a referência às cláusulas contratuais feita pelo locador na petição inicial foi suficiente para que o locatário soubesse pelo que estava sendo...

Justiça do Amazonas reconhece multiparentalidade em registro de adolescente

Justiça do Amazonas reconhece multiparentalidade em registro de adolescente 07/11/2025 Fonte: Assessoria de Comunicação do IBDFAM (com informações da DPE-AM) A Vara Única de Itapiranga reconheceu judicialmente a multiparentalidade no registro civil de um adolescente de 15 anos. Com a sentença, ele...

Pela 1ª vez, uniões consensuais superam casamento civil e religioso

Pela 1ª vez, uniões consensuais superam casamento civil e religioso Censo 2022 revela que 51,3% da população tinha relação conjugal Bruno de Freitas Moura - Repórter da Agência Brasil Publicado em 05/11/2025 - 10:03 Brasília Origem da Imagem/Fonte: Agência Brasil  -  Certidão de...