Receita e Incra assinam acordo para criar cadastro nacional de imóveis rural

Receita e Incra assinam acordo para criar cadastro nacional de imóveis rural

Criado em 23/06/15 19h21
Por Wellton Máximo - Repórter da Agência Brasil  Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

A Receita Federal e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) integrarão os bancos de dados para implementar o cadastro nacional de imóveis rurais. O acordo foi assinado pelo secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, e a presidenta do Incra, Maria Lúcia de Oliveira Falcón.

De acordo com o Incra e a Receita, a iniciativa vai ajudar o planejamento e a execução de políticas fundiárias, fiscais e ambientais. Isso porque o novo sistema identificará a estrutura das propriedades rurais em todo o país e proporcionará maior segurança jurídica à compra e à venda de terrenos. A nova base de dados será permanentemente atualizada e compartilhada com instituições públicas federais e estaduais.

A unificação dos cadastros, informaram os dois órgãos, facilitará a vida dos produtores rurais, que deixarão de declarar mais de uma vez as mesmas informações. Para o Incra e a Receita, a garantia de autenticidade do cadastro único dará maior consistência, uniformidade e integridade aos dados. Do lado tributário, a ferramenta trará também facilidades ao produtor rural ao reduzir a necessidade de atendimento presencial nas unidades da Receita, ao permitir que uma série de problemas seja resolvida pela internet.

Desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados, Serpro, o Portal Cadastro Rural será lançado nos próximos dias e possibilitará aos produtores rurais e aos agricultores familiares o acesso a informações e a serviços de diferentes órgãos. Os dados declarados pelos produtores no portal servirão de base para a implementação do cadastro nacional em 2016, com a adoção de identificação única para as propriedades.

Editor Aécio Amado
Extraído de Agência Brasil

Notícias

Cobrança de IPTU em imóveis com multipropriedade: alternativas legais e práticas

Opinião Cobrança de IPTU em imóveis com multipropriedade: alternativas legais e práticas Sâmia Ali Salman Axl Wesley Menin Miucci 22 de junho de 2025, 7h04 Uma solução possível seria permitir que o condomínio, responsável pela administração do empreendimento, assuma a responsabilidade tributária...

Ação com penhora no rosto dos autos não trata de questões sobre o crédito

COISAS SEPARADAS Ação com penhora no rosto dos autos não trata de questões sobre o crédito Rafa Santos 20 de junho de 2025, 7h26 Na mesma decisão, o juiz também negou pedido de suspensão do processo e homologou a arrematação do imóvel e a expedição de carta de arrematação e mandado de imissão na...