Relação entre campo e cidade

 

18/01/2011 08:45
 

Engenheiro florestal chama atenção para relação entre campo e cidade

 

 

O professor de Engenharia Florestal Eleazar Volpato, da Universidade de Brasília, considera que a separação entre o que ocorre na área rural e nas cidades não é clara. Nas regiões onde ocorrem as tragédias atuais, ele diz, os rios que chegam às cidades vêm de áreas rurais.

"Depois que desmoronou numa área rural, essas madeiras, esses entulhos passam pela área urbana. Temos que considerar também que, nessas regiões, não ocorreu desmoronamento só nas áreas urbanas, mas também nas rurais", afirma o professor.

Segundo Volpato, se for feito um levantamento in loco se verá que "o desmoronamento ocorreu por ter sido acelerado e facilitado pela ocupação irracional também nas áreas rurais".

Agricultores e pecuaristas
Apesar de criticar as mudanças no Código Florestal, Eleazar Volpato se diz preocupado também com a situação dos agricultores e pecuaristas. Ele entende que as punições não contribuem para a manutenção das florestas e dificultam a vida do homem no campo.

O professor sustenta que muitos instrumentos "altamente relevantes" nunca foram aplicados: "Os estímulos, atrativos, isenção de impostos, abatimento de Imposto de Renda de importâncias aplicadas na recuperação de florestas. E a própria administração florestal, desprotegida, desestruturada, tem na multa sua fonte de arrecadação. Em vez de fazer conscientização, elevar a autoestima dos agricultores, premiar quem mantém a floresta em pé, o que está se fazendo é o contrário."

 

 

Reportagem - Verônica Lima/Rádio Câmara
Edição - Newton Araújo - Agência Câmara

Notícias

O inventariante judicial profissional e a evolução do Direito Sucessório

O inventariante judicial profissional e a evolução do Direito Sucessório Alexandre Correa Nasser de Melo O artigo analisa como o REsp 2.124.424/SP e o PL 1.518/25 inauguram uma nova era no Direito Sucessório, com a profissionalização e digitalização da inventariança judicial no Brasil. sexta-feira,...

Bem de família continua protegido mesmo durante o inventário, decide STJ

Bem de família continua protegido mesmo durante o inventário, decide STJ Alessandro Junqueira de Souza Peixoto O STJ decidiu que o imóvel usado como moradia por herdeiro é impenhorável, mesmo no inventário. Entenda como essa decisão protege o patrimônio e o direito à moradia da...

Ação de despejo pode incluir encargos locatícios até a condenação, diz STJ

Casa da Mãe Joana Ação de despejo pode incluir encargos locatícios até a condenação, diz STJ 12 de novembro de 2025, 11h40 Na avaliação do ministro, a referência às cláusulas contratuais feita pelo locador na petição inicial foi suficiente para que o locatário soubesse pelo que estava sendo...