Relator sugere em Plenário mudanças no projeto sobre regras de adoção

Relator sugere em Plenário mudanças no projeto sobre regras de adoção

terça-feira, 5 de setembro de 2017 11:33

O deputado Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ) apresentou em Plenário parecer ao Projeto de Lei 5850/16, que muda o Estatuto da Criança e do Adolescente para agilizar procedimentos relacionados à destituição de poder familiar e à adoção de crianças e adolescentes.

Ele apresentou um substitutivo que disciplina vários aspectos do processo de adoção, como prazos mínimos e máximos do estágio de convivência – quando os candidatos a adotar uma criança convivem com ela por determinado período.

O parecer foi apresentado em nome das comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados. O texto original do projeto é do deputado Augusto Coutinho (SD-PE).

Adoção por estrangeiro
Em relação ao estrangeiro que queira adotar uma criança ou adolescente brasileiro, o substitutivo exige que ele seja de um país signatário da Convenção de Haia, sobre proteção da criança e protocolos de adoção internacional.

Em relação à amamentação no ambiente de trabalho, o texto garante dois períodos de meia hora cada um para esse ato.

O relator agradeceu a participação de vários partidos, deputados e deputadas e do Ministério da Justiça pelo trabalho em torno do texto. “Sem eles, seria impossível chegar ao texto ao qual chegamos”, afirmou Sóstenes Cavalcante.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:
PL-5850/2016

Fonte: Extraído de Anoreg/BR

Notícias

Ação com penhora no rosto dos autos não trata de questões sobre o crédito

COISAS SEPARADAS Ação com penhora no rosto dos autos não trata de questões sobre o crédito Rafa Santos 20 de junho de 2025, 7h26 Na mesma decisão, o juiz também negou pedido de suspensão do processo e homologou a arrematação do imóvel e a expedição de carta de arrematação e mandado de imissão na...

Sem intimação pessoal, alienação de bem do devedor não é válida

Falta de aviso Sem intimação pessoal, alienação de bem do devedor não é válida Martina Colafemina 15 de junho de 2025, 15h52 Com efeito, ao menos em sede de cognição sumária, não há prova de que os autores tenham sido intimados pessoalmente, daí podendo derivar a nulidade do ato de consolidação da...

A viabilidade do inventário extrajudicial e suas as vantagens no mundo atual

A viabilidade do inventário extrajudicial e suas as vantagens no mundo atual Milena Cintra de Souza O crescimento na procura da via extrajudicial para realização de inventários em todo o país e as novidades trazidas pela resolução 571/24 do CNJ. quinta-feira, 12 de junho de 2025 Atualizado às...