"Responsabilidade pela Transferência e Débitos de Veículo"

"Responsabilidade pela Transferência e Débitos de Veículo"

Publicado por Nascimento & Peixoto
há 14 horas

Essa decisão judicial tem implicações significativas e reforça a importância do cumprimento das obrigações legais relacionadas à compra e venda de veículos, incluindo a transferência de propriedade e a comunicação ao órgão de trânsito.

Confira em Jusbrasil

______________________________________

PUBLICAÇÕES
05/02/2024 07:50 
 

MomentoArquivo lembra debate sobre prova de venda de veículo

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) disponibilizou a 58ª edição do MomentoArquivo, com o tema "Prova de venda de veículo, admite-se prova que não seja a transferência no órgão competente?". 

A edição relembra um caso em que um cidadão envolvido em um acidente de carro ajuizou uma ação de reparação de danos contra o antigo proprietário do veículo que causou o acidente. Este alegou que não poderia ser incluído na ação, pois havia vendido o carro antes do acidente ocorrer, e o comprador não havia feito a transferência no órgão competente.

Em primeira instância, foi decidido que o antigo proprietário do veículo deveria ser responsabilizado pelos danos decorrentes do acidente. Porém, o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), após apelação, entendeu que, mesmo que o novo proprietário não tivesse transferido o veículo regularmente para o seu nome, era possível comprovar documentalmente que o veículo havia sido vendido em data anterior ao acidente.

O cidadão recorreu ao STJ, argumentando que o antigo proprietário deveria ser responsabilizado, tendo em vista que o veículo estava registrado em seu nome no momento do acidente.

O ministro Eduardo Ribeiro, relator do recurso, analisou o caso em 1993. Para saber o desfecho desse julgamento, acesse a última edição do MomentoArquivo.

Sobre a publicação 

MomentoArquivo busca preservar a memória institucional e divulgar julgamentos marcantes realizados desde a instalação do STJ, em 1989. Publicado mensalmente, o informativo conta casos discutidos em processos custodiados pelo Arquivo Histórico da corte que tiveram grande impacto social e jurisprudencial no país. 

Produzido pela Seção de Atendimento, Pesquisa e Difusão Documental, o MomentoArquivo integra o Arquivo.Cidadão, espaço permanente no site do STJ criado para fomentar atividades de preservação, pesquisa e divulgação dos documentos históricos da instituição. 

Para visualizar o MomentoArquivo, acesse Institucional > Arquivo.Cidadão, a partir da barra superior do site

Superior Tribunal de Justiça (STJ)

Notícias

Neto poderá ter avós maternos reconhecidos como seus pais

Neto poderá ter avós maternos reconhecidos como seus pais Ele moveu ação para reconhecimento de paternidade e maternidade socioafetiva 29/10/2025 - Atualizado em 29/10/2025 A 4ª Câmara Cível Especializada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) cassou uma sentença da Comarca de Diamantina e...

Georreferenciamento: novo prazo para 2029 gera alívio e controvérsia

Opinião Georreferenciamento: novo prazo para 2029 gera alívio e controvérsia Nassim Kassem Fares 27 de outubro de 2025, 19h35 O projeto e seu substitutivo, que estendeu a prorrogação para todos os imóveis rurais, tiveram como objetivo oferecer “uma solução legislativa viável, segura e proporcional...