Senado busca destinação mais eficiente para recursos apreendidos no tráfico de drogas

17/08/2012 - 13h37 Projetos - Atualizado em 17/08/2012 - 13h37

Senado busca destinação mais eficiente para recursos apreendidos no tráfico de drogas

Teresa Cardoso

Os recursos do Fundo Nacional Antidrogas (Funad), composto de valores apreendidos em ações contra o tráfico, se destinarão exclusivamente a ações voltadas a usuários ou dependentes de drogas lícitas ou ilícitas e para prevenção e redução de danos associados a seu uso.

A nova aplicação dos recursos oriundos de apreensões no tráfico é objeto de projeto (PLS 304/2011) do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), pronto para ser votado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O texto já foi aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Hoje, a política nacional contra drogas tem como diretriz garantir a destinação desses recursos ao tratamento, recuperação, reinserção social e ocupacional de usuários ou dependentes.

No entanto, parte desse dinheiro é destinada a várias despesas, como o pagamento de cotas de participação do Brasil em organismos internacionais de combate a drogas e em gastos do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) no combate à lavagem de dinheiro.

De acordo com Eunício Oliveira, apesar de existir há um quarto de século, da forma como está na lei, o Fundo Nacional Antidrogas é pouco efetivo em sua função de prover recursos para recuperar dependentes químicos. Na opinião do parlamentar, o fundo é menos apto ainda no custeio da prevenção, que é a intervenção mais eficaz e de menor custo para a sociedade.

“Nossa intenção é corrigir a ausência histórica de políticas que promovam a saúde, o tratamento e a proteção social das pessoas que usam drogas, situando, assim, de forma definitiva, a questão como um problema de saúde pública”, afirma Eunício Oliveira na justificação do projeto.

Mudança de foco

Relator da matéria na CAE, o senador Cyro Miranda (PSDB-GO) disse que a iniciativa representa “uma bem-vinda guinada na destinação dos recursos do Funad, direcionando-os exclusivamente para a área da saúde pública”.

Mencionando nove despesas hoje pagas com esse fundo, Cyro Miranda observou que está claro que os valores apreendidos no combate ao tráfico de drogas não se destinam exclusivamente a ações de saúde.

“Ao contrário, são verdadeiramente diluídos em um leque extremamente amplo de atividades, com a consequência óbvia de diminuição da eficiência geral e de cada uma delas”, observa o relator.

Para Cyro Miranda, que propôs apenas emendas de redação ao projeto, a iniciativa representa uma saudável mudança de foco no tratamento da questão.

“Décadas de investimento prioritário em repressão não lograram êxito significativo no combate às mazelas do uso de drogas ilícitas. Ao contrário, atualmente, o que se tem é a constatação chocante da proliferação das ‘cracolândias’ no coração de nossas cidades, com efeitos sociais devastadores”.

 

Agência Senado

 

Notícias

Herança digital e o testamento como aliado

Herança digital e o testamento como aliado Thauane Prieto Rocha A herança digital ganha destaque como parte essencial do testamento, permitindo que o testador decida sobre bens e memórias digitais após a morte. sexta-feira, 25 de abril de 2025 Atualizado em 28 de abril de 2025 08:08 Ao realizar uma...

Análise crítica de estratégias de planejamento sucessório

Análise crítica de estratégias de planejamento sucessório Gabriel Vaccari Holding/Sucessão: Cuidado online! Artigo expõe riscos de soluções fáceis (procuração, S.A., 3 células). Evite armadilhas fiscais/legais. Leitura essencial para famílias e advogados. sexta-feira, 25 de abril de 2025 Atualizado...

Bens trazidos à colação não respondem pelas dívidas do falecido

Processo Familiar Bens trazidos à colação não respondem pelas dívidas do falecido Mário Luiz Delgado 20 de abril de 2025, 8h00 Os bens recebidos em antecipação da herança necessária (legítima), nos moldes do artigo 544 do CC [6], quando “conferidos” pelo herdeiro após a abertura da sucessão, NÃO...

10 informações jurídicas essenciais acerca do inventário

10 informações jurídicas essenciais acerca do inventário Amanda Fonseca Perrut No presente artigo, abordamos pontos cruciais sobre inventário, como prazo, multas e recolhimento de tributos, dentre outros. segunda-feira, 21 de abril de 2025 Atualizado em 17 de abril de 2025 14:23 De modo a auxiliar...

Partilha testamentária como meio eficaz de planejamento sucessório

Partilha testamentária como meio eficaz de planejamento sucessório Amanda Fonseca Perrut A indicação de bens específicos pelo testador a determinado herdeiro é possível e evita eventuais disputas sucessórias. quinta-feira, 17 de abril de 2025 Atualizado às 09:11 É juridicamente possível atribuir...