Solução consensual

09/02/2011 - 18h25

Sarney: comissões simultâneas no Senado e na Câmara não prejudicam reforma política

[presidente do Senado, José Sarney]

O presidente do Senado, José Sarney, disse nesta quarta-feira (9) que a instalação de comissões especiais da reforma política no Senado e na Câmara dos Deputados não atrapalhará o andamento dos debates em torno do assunto e as votações dos projetos. A reforma é uma das prioridades da nova gestão de Sarney e faz parte dos temas que os presidentes das duas Casas do Congresso Nacional incluíram numa pauta de cooperação com o Executivo.

- Vamos fazer a nossa proposta, o nosso estudo. A Câmara fará a dela e há o momento de encontrarmos as nossas opiniões para sairmos com uma solução consensual - argumentou Sarney ao chegar ao Senado pela manhã.

Na opinião do parlamentar, se fosse instalada uma comissão mista, composta de senadores e deputados, para tratar do assunto, a reforma não sairia do papel.

- Minha experiência é de que uma grande comissão não funciona realmente. Assim, a comissão que nós estamos fazendo [no Senado] é uma comissão pequena - que não é partidária. As figuras mais expressivas da Casa estão nessa comissão. O prazo também é um prazo pequeno para que possamos ter a votação imediata da reforma política - declarou.

O anúncio de que a Câmara instalará uma comissão com o mesmo propósito foi feito pelo presidente daquela Casa, Marco Maia, depois de reunião entre ele, Sarney e a presidente da República, Dilma Roussef, na tarde de terça-feira (8).

Agência Senado
 

Notícias

Confira a diferença entre união estável e casamento

Confira a diferença entre união estável e casamento Veja aspectos e impactos das duas formas de união na vida do casal 18/03/2019 15h54 - Atualizado em 18/03/2019 18h15 Atualmente, do ponto de vista familiar, a união estável pouco difere do casamento. Por outro lado, quando se pensa no lado...
Leia mais

25 super dicas para você melhorar a qualidade das suas peças jurídicas

Sexta-feira, 23 de janeiro de 2015 25 super dicas para você melhorar a qualidade das suas peças jurídicas Selecionamos 25 dicas para advogados, promotores e concurseiros melhorarem as suas peças jurídicas. O pequeno manual foi produzido pelos procuradores da República Gustavo Torres Soares e Bruno...
Leia mais

Deputado requenta projeto de lei que quer acabar com o Exame de Ordem

PROPOSTA ANTIGA Deputado requenta projeto de lei que quer acabar com o Exame de Ordem 11 de março de 2019, 13h58 Por Fernanda Valente A justificativa para o fim do Exame de Ordem para os bacharéis em Direito é a equiparação com as outras profissões do país que "não têm a necessidade de se...
Leia mais
Dúvidas, consulte as fontes indicadas. Todos os direitos reservados