TJPA instalará Cartório do Futuro no 2º grau

TJPA instalará Cartório do Futuro no 2º grau

18/01/2017 12:20

Unidade reunirá secretarias das Câmaras Cíveis Isoladas

Cartório do Futuro já foi implantado em diversas Varas do 1º grau

Na próxima sexta-feira, 20 de janeiro, o Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) realiza cerimônia de instalação da Unidade de Processamento Judicial das Turmas de Direito Público e Privado (UPJ). Conhecida como Cartório do Futuro, a UPJ é um projeto do Conselho Nacional de Justiça em conjunto com o Tribunal de Justiça de São Paulo que reúne as secretarias judiciárias. No caso do TJPA, a UPJ reunirá todas as extintas Secretarias das Câmaras Cíveis Isoladas (1ª a 5ª) num único cartório.

Os Tribunais de São Paulo e da Bahia já trabalham neste modelo de padronização no 1º grau de jurisdição, mas o Tribunal de Justiça do Estado do Pará, embora tenha se espelhado na iniciativa do TJSP, é o pioneiro em aplicar o modelo no 2º grau.

A UPJ é uma continuação do "Projeto de Padronização das Serventias Judiciais" do Tribunal, que teve início em março de 2016 nas Varas de Fazenda da Capital e que, agora, passa para o segundo grau de jurisdição. A padronização cartorária tem como objetivo uma Justiça mais célere e efetiva na sua prestação jurisdicional.

Na Unidade de Processamento Judicial, os servidores unem suas forças de trabalho e são distribuídos em núcleos específicos: Atendimento, Sessão de Julgamento, Movimentação e Cumprimento.

A secretária-geral da UPJ das Turmas de Direito Público e Privado, Ana Zoppé Brandão, coordena o Projeto de Padronização no TJPA e explica a atuação de cada núcleo. "O núcleo de Atendimento é o responsável pelo atendimento aos advogados e partes, bem como pelas remessas, cargas e conclusões de processos; o núcleo de Sessão de Julgamento é o responsável pela inclusão do processo em pauta, pelo anúncio de julgamento, expedição de Cartas de Ordem para comunicação de julgamento e demais atos ligados à sessão de julgamento; o núcleo de Movimentação atua no controle de prazos, prepara resenhas, confecciona atos ordinatórios e realiza a juntada de petições; e, por fim, o núcleo de Cumprimento dá cumprimento às diligências determinadas pelos desembargadores".

Ana Brandão destaca, ainda, que neste novo modelo proposto pelo Cartório do Futuro, os servidores lotados nos núcleos passam a se especializar no que fazem, otimizam seu trabalho e alcançam a celeridade na tramitação dos processos.


Serviço:

Instalação da Unidade de Processamento Judicial das Turmas de Direito Público e Privado

Data: 20 de janeiro, sexta-feira
Hora: 11h30
Local: Andar térreo do edifício-Sede do TJPA, Av. Almirante Barroso, 3089, Souza.

Fonte: TJ-PA

  

Notícias

Pela 1ª vez, uniões consensuais superam casamento civil e religioso

Pela 1ª vez, uniões consensuais superam casamento civil e religioso Censo 2022 revela que 51,3% da população tinha relação conjugal Bruno de Freitas Moura - Repórter da Agência Brasil Publicado em 05/11/2025 - 10:03 Brasília Origem da Imagem/Fonte: Agência Brasil  -  Certidão de...

STJ autoriza penhora de imóvel financiado para quitar dívida de condomínio

STJ autoriza penhora de imóvel financiado para quitar dívida de condomínio Alessandro Junqueira de Souza Peixoto A decisão do STJ muda o jogo: Agora, imóveis financiados também podem ser penhorados para pagar dívidas de condomínio. Entenda o que isso significa para síndicos e...

Neto poderá ter avós maternos reconhecidos como seus pais

Neto poderá ter avós maternos reconhecidos como seus pais Ele moveu ação para reconhecimento de paternidade e maternidade socioafetiva 29/10/2025 - Atualizado em 29/10/2025 A 4ª Câmara Cível Especializada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) cassou uma sentença da Comarca de Diamantina e...

Georreferenciamento: novo prazo para 2029 gera alívio e controvérsia

Opinião Georreferenciamento: novo prazo para 2029 gera alívio e controvérsia Nassim Kassem Fares 27 de outubro de 2025, 19h35 O projeto e seu substitutivo, que estendeu a prorrogação para todos os imóveis rurais, tiveram como objetivo oferecer “uma solução legislativa viável, segura e proporcional...