Vai mudar o processo de licenciamento ambiental no País

MEIO AMBIENTE - Segunda-Feira, 05 de Novembro de 2012 12:00:00

Decreto deve mudar processo de licenciamento ambiental

Vai mudar o processo de licenciamento ambiental no País. As obras de infraestrutura não mais exigirão, exclusivamente, a elaboração de Estudo de Impacto Ambiental (EIA/Rima). Em muitos casos, bastará apresentar um Relatório Ambiental Simplificado (RAS).

O argumento é o de que é preciso tornar mais rápidos os procedimentos. A medida deve beneficiar empreendimentos que fazem parte de pacote de concessões do governo.

Um decreto, que está sendo preparado por uma comissão formada por representantes de Estados, União e municípios, vai determinar que tipo de obra cada um dos poderes terá de licenciar.

O argumento é o de que o EIA/Rima tem custo elevado para as empresas, demanda grupo de especialistas e muito tempo para sua elaboração - cerca de um ano é o tempo estimado, por exemplo, para a preparação de um relatório destinado a obter licenciamento de uma estrada.

Já o RAS é mais rápido, menos custoso e requer menor quantidade de informações. O licenciamento da BR-040, que liga Minas, Goiás e Distrito Federal, deverá ter trechos em que o Ibama só vai requerer o relatório simplificado. A lógica será aplicada a outras iniciativas como construção de ferrovias, portos e aeroportos.

"O licenciamento ambiental precisa mudar. O que nós pudermos tratar de maneira mais simples, vamos tratar. O que precisar de mais aprimoramento, terá EIA/Rima. Estamos qualificando o licenciamento ambiental e isso já começou a funcionar", afirma em entrevista ao jornal Valoro presidente do Ibama, Volney Zanardi.

Até o início do próximo mês o Conselho Nacional do Meio Ambiente vai apresentar propostas para licenciamento ambiental atrelado a grandes empreendimentos como construção de barragens e linhas de transmissão.

 

Autor/Fonte: terra - AGORA REDE 

Extraído de Agora São Paulo

Notícias

Partilha após o divórcio: STJ decide que não há prescrição

Partilha após o divórcio: STJ decide que não há prescrição Alessandro Junqueira de Souza Peixoto Mesmo anos após o divórcio, você ainda tem direito ao que é seu. O STJ decidiu que bens não partilhados podem ser divididos a qualquer momento. Justiça nunca chega tarde. terça-feira, 10 de junho de...

Divórcio potestativo sob a perspectiva jurisprudencial

Com Partilha Divórcio potestativo sob a perspectiva jurisprudencial Marília Mello de Lima 9 de outubro de 2025, 8h00 Há julgados recentes, inclusive do Superior Tribunal de Justiça, no sentido de que o divórcio pode ser decretado antes mesmo da citação da parte requerida. Leia em Consultor...

Doação verbal exige escritura pública para validade do ato, diz TJ-BA

Usucapião afastado Doação verbal exige escritura pública para validade do ato, diz TJ-BA 8 de outubro de 2025, 12h19 O julgador explicou que a ocupação do imóvel — ainda que por um longo período de tempo — ocorreu por mera liberalidade da proprietária. Leia em Consultor...

STJ valida filiação socioafetiva post mortem sem manifestação expressa

Família STJ valida filiação socioafetiva post mortem sem manifestação expressa 3ª turma reconheceu vínculo de filha criada desde a infância, ainda que falecidos não tenham formalizado adoção. Da Redação terça-feira, 7 de outubro de 2025 Atualizado às 18:55 Por unanimidade, 3ª turma do STJ...