Voto proporcional para deputado federal precisa ter fim

 

02/02/2011 - 19h56

Sarney defende realização urgente de reforma política e eleitoral

Em seu discurso na abertura dos trabalhos da 54ª Legislatura, o presidente do Senado, José Sarney, ressaltou a urgência de uma reforma política e eleitoral. Para ele, o voto proporcional para deputado federal precisa ter fim, por colaborar com a desintegração dos partidos políticos.

Em discurso na abertura da 54ª Legislatura do Congresso Nacional, nesta quarta-feira (2), o presidente do Senado Federal, José Sarney, defendeu a realização urgente de reformas, em especial a política. Ele destacou a importância de se promover mudanças no sistema eleitoral, para buscar fórmulas de legitimação permanente da representatividade.

- Não podemos protelar a reforma do sistema eleitoral, com o fim do voto proporcional, que é responsável pela desintegração dos partidos, que impede a formação de homens públicos, programas e ideias - disse.

Para o senador, as reformas política e eleitoral são urgentes, entre outras razões, para evitar a judicialização da política, provocada pela confusão e ineficiência do sistema brasileiro. Em sua opinião, a repetição dos recursos aos tribunais, não é bom para a Justiça nem para a democracia. Ele mencionou ainda a necessidade de modificar o rito das medidas provisórias, que permitem que o Executivo legisle sobre temas que não lhe cabem.

- Enfrentemos as reformas, política, eleitoral e tributária. Vamos concluir a reforma judiciária e tomar as medidas que ajudem a erradicar a pobreza e a miséria - prometeu.

Ao mencionar sua reeleição para a presidência do Senado, José Sarney citou a responsabilidade de levar o Legislativo a buscar formas permanentes de legitimação política ante as novas tecnologias de informação e a opinião pública em tempo real.

- Vivemos não num mundo em transformação, mas transformado. Ou nos integramos a ele ou seremos destruídos - salientou.

O presidente do Senado discorreu sobre a história do Parlamento brasileiro e salientou que o Congresso precisa trabalhar com plena independência, mas com harmonia junto aos demais Poderes. Segundo ele, é necessário aos congressistas serem intransigentes e inarredáveis na defesa das prerrogativas e da autonomia do Parlamento, expressão da soberania do povo e do sistema democrático como casas de renovação, transparência, ética, visão do bem-estar e da justiça social.

Dirigindo-se à presidente da República, Dilma Rousseff, que antes havia lido sua mensagem ao Congresso, Sarney destacou que seu comparecimento demonstra consideração e desejo de prestigiar o Parlamento. Ele destacou a experiência política e administrativa da Presidente, bem como sua dedicação à causa pública.

Finalmente, Sarney desejou sorte a todos os parlamentares e saudou o exercício da Presidência da República, pela primeira vez, por uma mulher.

- O Congresso Nacional prestará sua colaboração, preservada a sua independência, mas na harmonia dos Poderes, para as medidas legislativas necessárias ao trabalho do Poder Executivo e à busca constante da justiça e do bem-estar social - destacou.

Elina Rodrigues Pozzebom / Agência Senado
 

Notícias

Prerrogativa de foro no STF não abrange representação eleitoral

Terça-feira, 28 de fevereiro de 2012 Prerrogativa de foro no STF não abrange representação eleitoral O direito constitucional garantido aos membros do Congresso Nacional de serem processados e julgados originariamente pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nas infrações penais comuns (conhecido...

Juros de mora em ação de complemento de DPVAT incidem a partir da citação

28/02/2012 - 12h31 DECISÃO Juros de mora em ação de complemento de DPVAT incidem a partir da citação Em ações de complementação de indenização do seguro obrigatório (DPVAT), os juros moratórios incidem a partir da citação. A decisão é da Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ),...

“O pai do coração delas”

29/02/2012 - 08h06 DECISÃO Exame de DNA negativo não basta para anular registro de nascimento Para obter êxito em ação negatória de paternidade é necessário comprovar a inexistência de vínculo genético e, além disso, de vínculo social e afetivo. Com esse entendimento, a Quarta Turma do...

Justiça autoriza Defensoria a representar menor em ação

Justiça autoriza Defensoria a representar menor em ação A juíza de Direito Maria Inês Linck aceitou a Defensoria Pública do Rio Grande do Sul (DPE-RS) como parte legítima em uma Ação de Alimentos em favor de um menor que foi abandonado pelos pais. Para a titular da 1ª Vara de Família e...

Lucro distribuído a sócio de serviço é isento de IR

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012 Lucro distribuído a sócio de serviço é isento, responde Receita a banca Os lucros distribuídos a sócios de serviço são isentos de Imposto de Renda, desde que os valores pagos pela sociedade não ultrapassem o lucro efetivamente apurado no exercício. A...

Novo projeto retira mudanças polêmicas em novo CPC

Novo projeto retira mudanças polêmicas em novo CPC Enquanto tramita na Câmara dos Deputados, sob críticas, projeto do novo Código de Processo Civil feito pela comissão de juristas nomeada pelo Senado e já aprovado na casa, uma nova proposta pretende apaziguar os ânimos ao aproveitar as...