"Aviação regional e infraestrutura turística serão prioridade da CDR"

 

23/02/2011 - 19h26

Aviação regional e infraestrutura turística serão prioridade da CDR, diz Benedito de Lira

[Foto:]

O desenvolvimento da aviação regional e a melhoria da infraestrutura turística nas cidades brasileiras serão prioridades na gestão do senador Benedito de Lira (PP-AL), eleito, nesta quarta-feira (23), para a presidência da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR). Ele recebeu 11 votos e trabalhará ao lado do vice-presidente, senador Eduardo Amorim (PSC-SE).

A preparação do país para a Copa do Mundo de 2014 e para a Olimpíada de 2016 desperta o interesse do colegiado, e as obras relacionadas aos eventos serão acompanhados de perto, explicou o senador.

- É fundamental a presença da comissão [CDR] para a Copa. Ela vai cuidar disso, dos dois grandes eventos. Vamos ter que cobrar, ajudar, participar e chamar todos que tenham responsabilidade com esse desenvolvimento - opinou.

O parlamentar chamou a atenção ainda sobre a responsabilidade que não cabe apenas ao poder público, mas também à iniciativa privada, de auxiliar no crescimento do país, afinal, são eles que "geram emprego, riqueza e pagam impostos".

Benedito de Lira também se comprometeu a tentar tornar os trabalhos da comissão atraentes, já que, segundo observou a senadora Ana Rita (PT-ES), a CDR se reúne pouco. Na opinião do novo presidente, o fato de o colegiado contar com a maioria de senadores ainda em primeiro mandato dará mais motivação para o trabalho, inclusive para atrair motivar os parlamentares mais antigos.

- Vamos convocar segmentos da sociedade para fazer extraordinárias audiências públicas, que chamem atenção. Vamos ter também uma conversa de pé de orelha com cada um [dos integrantes] para que os senadores se sintam motivados - prometeu.

Amazônia

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) prometeu apresentar requerimento para criar uma subcomissão para a Amazônia, para debater os problemas da região, que, segundo ela "são gigantescos", como a própria floresta. Outra ideia é modificar o nome da comissão, tornando-a Comissão de Desenvolvimento Regional, Turismo e Amazônia. Questionada sobre a possibilidade de a proposta não ser aprovada por seus pares, a senadora foi enfática:

- A região Amazônia é singular, em todos os seus aspectos e problemas. Acredito que não vai haver objeção.

Elina Rodrigues Pozzebom / Agência Senado
 

Notícias

Justiça do Amazonas reconhece multiparentalidade em registro de adolescente

Justiça do Amazonas reconhece multiparentalidade em registro de adolescente 07/11/2025 Fonte: Assessoria de Comunicação do IBDFAM (com informações da DPE-AM) A Vara Única de Itapiranga reconheceu judicialmente a multiparentalidade no registro civil de um adolescente de 15 anos. Com a sentença, ele...

Pela 1ª vez, uniões consensuais superam casamento civil e religioso

Pela 1ª vez, uniões consensuais superam casamento civil e religioso Censo 2022 revela que 51,3% da população tinha relação conjugal Bruno de Freitas Moura - Repórter da Agência Brasil Publicado em 05/11/2025 - 10:03 Brasília Origem da Imagem/Fonte: Agência Brasil  -  Certidão de...

STJ autoriza penhora de imóvel financiado para quitar dívida de condomínio

STJ autoriza penhora de imóvel financiado para quitar dívida de condomínio Alessandro Junqueira de Souza Peixoto A decisão do STJ muda o jogo: Agora, imóveis financiados também podem ser penhorados para pagar dívidas de condomínio. Entenda o que isso significa para síndicos e...

Neto poderá ter avós maternos reconhecidos como seus pais

Neto poderá ter avós maternos reconhecidos como seus pais Ele moveu ação para reconhecimento de paternidade e maternidade socioafetiva 29/10/2025 - Atualizado em 29/10/2025 A 4ª Câmara Cível Especializada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) cassou uma sentença da Comarca de Diamantina e...