Plataforma atualiza e cruza dados de imóveis disponíveis em MG

QUA 14 ABRIL 2021  14:05  ATUALIZADO EM QUA 14 ABRIL 2021 14:10

Plataforma atualiza e cruza dados de imóveis disponíveis em MG

Ferramenta do governo agiliza pesquisas para quem quer investir no estado

Governo de Minas Gerais, por meio da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), aprimorou o Indi Maps, plataforma virtual inédita no Brasil, criada para otimizar o processo de busca de imóveis no estado. Foram incluídas informações sobre agricultura e pecuária, além de criado um formulário on-line que permite que o imóvel seja cadastrado diretamente no sistema. Clique aqui e confira o Indi Maps.

O portal desenvolvido pelo Indi agrega diversas bases de dados em um banco de imóveis públicos e privados, disponíveis para comercialização em toda Minas Gerais. Nele, é possível visualizar informações socioeconômicas, demográficas e de infraestrutura. Utilizando esses dados é possível encontrar a localização adequada para qualquer tipo de empreendimento, considerando as necessidades do investidor. O serviço é totalmente gratuito e permite o cadastro de imóveis por qualquer proprietário e também por gestores públicos.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, a ferramenta “simplifica a busca dos investidores, facilitando a atração de investimentos para o estado. Nosso objetivo é facilitar cada vez mais a vida do empreendedor em Minas Gerais. Atuamos em estratégias para atrair novos investimentos, estimulando a geração de emprego e renda”, comenta Passalio.

Cruzamento de dados

O Indi Maps conta com camadas de dados que proporcionam a identificação de uma série de potencialidades para todo tipo de empreendimento no território mineiro. As informações abordam questões que vão desde infraestrutura - como rodovias, ferrovias e gasodutos - até informações relacionadas à educação, como matrículas por curso técnico ou superior em cada região.

Esse cruzamento de informações permite ao investidor fazer análises que não poderiam ser executadas considerando cada banco de dados individualmente. É possível, por exemplo, identificar as regiões que possuem toda a infraestrutura de energia e logística necessária para determinado projeto e cruzar essa informação com dados relativos a possíveis fornecedores, mão de obra disponível e salário médio do setor. São dados precisos que possibilitam uma análise completa do território e, consequentemente, da viabilidade do negócio.

Formulário On-line

A plataforma está disponível para acesso no site do Indi (indi.mg.gov.br) e é compatível com qualquer dispositivo móvel, Android e iOS.

Para cadastro de imóveis, o proprietário, corretor ou gestor público deve apenas acessar um formulário on-line, identificar o imóvel no mapa e preencher as informações. O Indi valida as informações e, caso esteja tudo certo, o imóvel fica disponível. O formulário on-line permite que prefeituras, proprietários e corretores cadastrem tudo de forma simples, atendendo aos requisitos para cada tipo de solicitação.

Relatórios gerados no sistema apontam a facilidade de terraplanagem e a presença de áreas de proteção ambiental, o que permite às empresas estimarem impactos nos prazos de implantação do projeto. E, principalmente, permite ver a oferta de imóveis públicos, que podem ser disponibilizados para que projetos sejam implantados nos municípios mineiros.

A equipe do Indi está gradativamente entrando em contato com todas as prefeituras de Minas Gerais para atualizar os contatos referentes à disponibilidade de imóveis para novos empreendimentos.

Confira aqui o vídeo tutorial sobre utilização da plataforma.

Fonte: Agência Minas

  

 

Notícias

Advogada explica regularização por georreferenciamento em imóvel rural

Regularização Advogada explica regularização por georreferenciamento em imóvel rural A obrigatoriedade inicia a partir de 20/11 para qualquer transação imobiliária ou regularização fundiária. Da Redação segunda-feira, 4 de agosto de 2025 Atualizado às 12:02 Processos de regularização fundiária e...

Usucapião como limite temporal para reconhecimento da fraude à execução fiscal

Opinião Usucapião como limite temporal para reconhecimento da fraude à execução fiscal Antonio Carlos de Souza Jr. Roberto Paulino de Albuquerque Júnior 31 de julho de 2025, 7h04 O tribunal superior, porém, não vem analisando uma importante questão sobre a fraude à execução fiscal, qual seja:...

Intenção de pagar a dívida basta para manter devedor em imóvel

Vitória da boa-fé Intenção de pagar a dívida basta para manter devedor em imóvel 26 de julho de 2025, 12h32 Na decisão, a juíza destacou a gravidade da situação e disse que “tais medidas são a última oportunidade para solução amigável, caso contrário, será dado cumprimento ao mandado de...

Regime da separação convencional de bens e a renúncia antecipada à herança

Opinião Regime da separação convencional de bens e a renúncia antecipada à herança Rafael Adelor Cabreira 28 de julho de 2025, 9h21 Uma vez escolhido o regime da separação convencional de bens, o casal deixa claro que não tem interesse no patrimônio do outro — para além da morte do consorte,...