Adoção: Aplicativo A.DOT

Adoção: Aplicativo A.DOT

Nova ferramenta para a busca por pretendentes à adoção

Publicado em 12 de Novembro - 2019

O aplicativo de celular A.DOT, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Paraná para realizar busca por pretendentes habilitados para adoção de crianças e adolescentes, também será usado no Judiciário mineiro.

A ferramenta vai auxiliar nos casos de adoção tardia, dando visibilidade dos menores em condições de adoção que se encontram inscritos no Sistema Nacional de Ação e Acolhimento (SNA), mas que ainda não tenham pretendentes habilitados interessados.

ACESSO AO APLICATIVO

O A.DOT será utilizado pelos pretendentes nacionais habilitados e inscritos no SNA, pelos pretendentes habilitados para adoção internacional pela Comissão Estadual Judiciária de Adoção (CEJA) e seus representantes, além de promotores de justiça e técnicos, membros de grupos de apoio à adoção e outros profissionais que atuam na área da infância e juventude.

Para se cadastrarem no aplicativo, os pretendentes e postulantes à adoção nacional deverão preencher e assinar o Termo de Compromisso, e os representantes de organismos credenciados internacionais deverão assinar o Termo de Vigência de Credenciamento, e encaminharem cópia digitalizada à CEJA.

A adesão do TJMG ao aplicativo A.DOT foi prevista pelo Provimento Conjunto 87/2019, disponibilizado na edição do DJe de 8/11/2019.

Acesse os demais documentos para utilização do aplicativo na página de Adoção, no menu Cidadão > Carta de Serviços.

Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG)

Notícias

Atos jurídicos e assinatura eletrônica na reforma do Código Civil

OPINIÃO Atos jurídicos e assinatura eletrônica na reforma do Código Civil Ricardo Campos Maria Gabriela Grings 12 de abril de 2024, 6h03 No Brasil, a matéria encontra-se regulada desde o início do século. A Medida Provisória 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, estabeleceu a Infraestrutura de Chaves...

A importância da doação com usufruto vitalício e encargos

A importância da doação com usufruto vitalício e encargos Amadeu Mendonça Doação de imóveis com usufruto e encargos como alimentos promove transição patrimonial e segurança familiar, requerendo documentação precisa e compreensão legal. quarta-feira, 3 de abril de 2024 Atualizado às 14:39 Dentro do...

Da percepção do salário no regime da comunhão parcial de bens

Da percepção do salário no regime da comunhão parcial de bens Pedro Linhares Della Nina O STJ, em 21/11/23, enfrentou questão jurídica sobre a percepção dos proventos (art. 1.659, VI, do Código Civil) ser ato particular do cônjuge. Porém, quando percebido, a remuneração integra a meação de...