Aprovada urgência para criação da Secretaria da Micro e Pequena Empresa

05/03/2013 - 19h10 Plenário - Votações - Atualizado em 05/03/2013 - 20h26

Aprovada urgência para criação da Secretaria da Micro e Pequena Empresa

Da Redação

Os senadores aprovaram nesta terça-feira (5) requerimento de urgência para a apreciação em Plenário do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 112/2012 que cria a Secretaria da Micro e Pequena Empresa para coordenar as políticas e formular os programas para o setor.

Após acalorada discussão da matéria, os líderes governistas decidiram acatar pedido da oposição e marcar a votação do projeto para a sessão deliberativa de quinta-feira (7).

No início da discussão do requerimento, a orientação da liderança do governo era de analisar o mérito da matéria imediatamente depois da aprovação da urgência.

De acordo com o projeto, aprovado pela Câmara no final do ano passado, a nova secretaria será vinculada à Presidência da República, com status de ministério, e assumirá as funções do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior relacionada às microempresas e ao artesanato.

A nova secretaria cuidará dos programas de incentivo, de qualificação e de promoção da competitividade e da inovação nessas empresas. Deverá ajudar também a estimular a participação do setor na exportação.

 

Agência Senado

 

Notícias

Por abandono afetivo, filho é autorizado a retirar sobrenomes do pai

Casos de família Por abandono afetivo, filho é autorizado a retirar sobrenomes do pai 24 de novembro de 2025, 7h31 A sentença enfatiza que a ação demonstra a importância do direito à identidade e do papel do Judiciário na concretização dos direitos da personalidade, especialmente em situações de...

O inventariante judicial profissional e a evolução do Direito Sucessório

O inventariante judicial profissional e a evolução do Direito Sucessório Alexandre Correa Nasser de Melo O artigo analisa como o REsp 2.124.424/SP e o PL 1.518/25 inauguram uma nova era no Direito Sucessório, com a profissionalização e digitalização da inventariança judicial no Brasil. sexta-feira,...

Bem de família continua protegido mesmo durante o inventário, decide STJ

Bem de família continua protegido mesmo durante o inventário, decide STJ Alessandro Junqueira de Souza Peixoto O STJ decidiu que o imóvel usado como moradia por herdeiro é impenhorável, mesmo no inventário. Entenda como essa decisão protege o patrimônio e o direito à moradia da...