Aproveitamento de água da chuva pode ser incentivado

Aproveitamento de água da chuva pode ser incentivado

 

Iara Guimarães Altafin | 25/08/2015, 12h03 - ATUALIZADO EM 25/08/2015, 12h27

Foi aprovado nesta terça-feira (25) na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), em decisão terminativa, projeto do senador Donizete Nogueira (PT-TO) que visa incentivar o aproveitamento de água da chuva.

PLS 326/2015 inclui entre os objetivos da Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei 9.433/1997) o incentivo e a promoção da captação, preservação e aproveitamento de águas pluviais.

Com a medida, o senador quer evitar o agravamento da crise hídrica. Conforme afirma, cerca de 40% da população do planeta já enfrentam dificuldades de acesso à água. Ele cita estimativas do Instituto Internacional de Pesquisa de Política Alimentar, dando conta de que, até 2050, cerca de cinco bilhões de pessoas estarão em situação de estresse hídrico.

Além de problemas para o consumo humano, ele afirma que a falta de água será um fator limitante à produção agrícola e industrial.

Na opinião do parlamentar, é urgente melhorar a gestão dos recursos hídricos, estimulando práticas sustentáveis de utilização dos mananciais, redução de desperdício de água e captação da água da chuva.

O relator, senador Otto Alencar (PSD-BA), apresentou voto pela aprovação do projeto, com duas emendas de redação.

Agência Senado

 

Notícias

Herança digital: Entre senhas perdidas e memórias disputadas

Herança digital: Entre senhas perdidas e memórias disputadas Andrey Guimarães Duarte Herança digital exige testamento e orientação jurídica, diante da ausência de lei específica para criptoativos, redes sociais e memórias pessoais. terça-feira, 1 de julho de 2025 - Atualizado em 30 de junho de...

Cobrança de IPTU em imóveis com multipropriedade: alternativas legais e práticas

Opinião Cobrança de IPTU em imóveis com multipropriedade: alternativas legais e práticas Sâmia Ali Salman Axl Wesley Menin Miucci 22 de junho de 2025, 7h04 Uma solução possível seria permitir que o condomínio, responsável pela administração do empreendimento, assuma a responsabilidade tributária...