Clipping – O Globo – Saiba como funciona a hipoteca reversa, que o governo pretende lançar no Brasil

Clipping – O Globo – Saiba como funciona a hipoteca reversa, que o governo pretende lançar no Brasil

Mecanismo é alternativa para idoso complementar renda e, segundo especialistas, deve ser atraente para a classe média

O governo do presidente Jair Bolsonaro pretende criar no Brasil a hipoteca reversa , dentro de um pacote de medidas para incentivar a economia . Segundo especialistas, o instrumento pode representar uma saída para idosos donos de imóvel, mas com pouca renda.

A hipoteca reversa é uma experiência adotada com sucesso em outros países. Mas, no Brasil, deve esbarrar na baixa penetração da propriedade de imóveis e no estoque elevado de casas e apartamentos retomados pelos bancos por causa da inadimplência.

Nos EUA, onde a modalidade é permitida a proprietários com 62 anos ou mais, a hipoteca reversa é um mercado de US$ 55,1 bilhões. Este mercado também é forte em Canadá, Reino Unido, Austrália e Espanha.

No Brasil, o senador Paulo Bauer (PSDB-SC) apresentou, em 2018, proposta de criação do instrumento para maiores de 60 anos. O texto aguarda designação de um relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

Como funciona

Renda vitalícia

A hipoteca reversa permite ao idoso dar sua residência como garantia ao banco em troca de uma renda mensal vitalícia.

Outra opção é receber um monate único, ou seja, o pagamento de um valor maior de uma única vez.

Propriedade do imóvel

O dono continua morando no imóvel, que passa a ser do banco após a morte do proprietário, ficando fora do patrimônio deixado para herdeiros.

Para calcular os valores a serem pagos, o banco estima a expectativa de vida do tomador e faz uma avaliação do imóvel (com desconto).

Seguros

Nos Estados Unidos, onde o instrumento da hipoteca reversa já é uma prática consolidada, os contratos são amparados por uma série de seguros que precisariam ser criados aqui, destaca o advogado Theo Keiserman, do Campos Mello Advogados.

Será necessário tambem detalhar o que ocorre caso o imóvel sofra depreciação muito maior que o estimado ou o tomador viva muito mais que o previsto.

Para quem se destina

No exterior

Nos Estados Unidos, a hipoteca reversa é permitida para proprietários de imóveis com mais de 62 anos.

No Brasil

Para especialistas, o produto será uma opção para idosos com patrimônio, mas pouca renda.

— Hoje, estes idosos são forçados a vender o imóvel na bacia das almas ou até alugar um dos quartos para se manter. É bom que haja essa possibilidade — diz Lauro Faria, economista da Escola Nacional de Seguros.

Theo Keiserman, do Campos Mello Advogados, só vê demanda na classe média:

— No Brasil, a baixa renda, infelizmente, não tem casa própria, e a alta renda não precisa desse instrumento.

Restrições

Imóveis retomados

A expansão da hipoteca reversa no Brasil, porém, pode esbarrar no alto estoque de imóveis retomados por bancos por inadimplência, pondera o economista João Augusto Salles:

— A prioridade dos bancos agora é liquidar esse estoque.

Segundo Keiserman, muitos detalhes terão que ser observados caso o projeto vá adiante.

Justiça

Especialistas alertam ainda que outro entrave pode ser as disputas judiciais. Como o produto deve ser voltado para idosos, o advogado Keiserman acredita que muitos familiares poderão entrar na Justiça contra o banco para questionar o contrato.

Fonte: O Globo
Extraído de Anoreg/BR

Hipoteca reversa permite renda vitalícia para idosos proprietários de imóveis

Notícias

Imóvel não deve ser alienado sem que haja intimação do devedor

ÔNUS INVERTIDO Imóvel não deve ser alienado sem que haja intimação do devedor Martina Colafemina 29 de maio de 2025, 7h49 Como, no caso, o credor não anexou provas da intimação, o juiz classificou como verdadeiros os fatos narrados pela autora e anulou a execução extrajudicial. Confira em Consultor...

Justiça nega exclusão de imóvel em divórcio com regime de comunhão de bens

Justiça nega exclusão de imóvel em divórcio com regime de comunhão de bens Autora argumentou que bem foi comprado com recursos próprios 23/05/2025 - Atualizado em 23/05/2025 Origem da Imagem/Fonte: TJMG Justiça entendeu que não há provas no processo de que o bem foi adquirido com recursos...

STJ exclui de partilha de novos bens herdeiro que renunciou à herança

Sucessão STJ exclui de partilha de novos bens herdeiro que renunciou à herança Colegiado entendeu que renúncia à herança é ato irrevogável, impedindo participação em sobrepartilha. Da Redação terça-feira, 13 de maio de 2025 Atualizado às 18:24 Por unanimidade, a 3ª turma do STJ decidiu que a...