Comissão aprova projeto que agiliza alienação de bens do tráfico de drogas

Comissão aprova projeto que agiliza alienação de bens do tráfico de drogas

Djalba Lima | 05/05/2015, 11h26 - ATUALIZADO EM 05/05/2015, 13h45

A alienação de veículos, embarcações e aeronaves utilizados no tráfico de drogas poderá ter um rito mais rápido. A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (5) substitutivo apresentado pelo senador Humberto Costa (PT-PE) ao PLS 277/2011 determinando a comunicação imediata da apreensão desses bens ao juízo competente, que terá prazo de 30 dias para autorizar a venda.

O texto de Humberto substitui a versão original do projeto, que retirava prerrogativas da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) com o objetivo de descentralizar as decisões sobre o processo de alienação. O relator concordou em tornar mais ágil a alienação, para impedir a deterioração e a perda de valor desses bens, mas sugeriu a reversão dos valores arrecadados ao Fundo Nacional Antidrogas (Funad), administrado pela Senad.

O substitutivo atribui ao oficial de Justiça prerrogativa de avaliar os bens apreendidos, no prazo de cinco dias. Caso sejam necessários conhecimentos especializados, o avaliador nomeado pelo juiz terá prazo não superior a dez dias para fazer a avaliação.

Conforme o substitutivo, o juiz ordenará à autoridade ou órgão de registro e controle a expedição de certificado e de licenciamento em favor do arrematante, que ficará livre do pagamento de multas, encargos e tributos anteriores.

Ainda de acordo com o substitutivo, se a apreensão for de moeda estrangeira, o juiz determinará sua conversão em moeda nacional para depósito em conta judicial numerada. Após sentença condenatória com trânsito em julgado, o dinheiro será revertido ao Funad.

Com a decisão da CAE, o projeto seguirá para exame, em caráter terminativo, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Agência Senado

 

Notícias

Ativismo judiciário e o casamento gay

Extraído de AnoregBR (Blog) Ativismo judiciário e o casamento gay. Marco Antonio de Oliveira Camargo Categoria: Notarial Postado em 23/05/2011 11:46:07  Ativismo judiciário e equilíbrio de Poderes. Uma reflexão necessária sobre o possível casamento gay. O jurista Ives Gandra mostrou-se de...

Acesso para deficientes

24/05/2011 - 08h03 DECISÃO Banco não é obrigado a fornecer máquina para acesso de deficientes não prevista pela ABNT (atualizada) Os equipamentos de autoatendimento que os bancos devem instalar são os indicados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), conforme estabelece a lei. Para...

Prisão cautelar ficou mais bem disciplinada

Extraído de Folha do Delegado 24 de maio de 2011 Prisão cautelar ficou mais bem disciplinada A Lei nº 12.403/2011 trouxe algumas inovações no tocante às prisões cautelares, principalmente quanto à possibilidade de medidas alternativas.Prisão cautelar ficou mais bem disciplinada Por Silvio César...