Contran aprova a aplicação de autuações de trânsito por meio de videomonitoramento

Contran aprova a aplicação de autuações de trânsito por meio de videomonitoramento

A resolução n.º 909 do Contran revogou as resoluções n.º 471/13 e 532/15.

Andressa Lopes Gomes, Bacharel em Direito
Publicado por Andressa Lopes Gomes

No dia 01/04/2022 entrou em vigor a Resolução do Contran n.º 909/22 regulamentando as aplicações de infrações de trânsito por meio de videomonitoramento, desde que respeitadas alguns requisitos específicos.

Desta forma, passou a ser permitido a autuação de condutores de veículos que descumprem as normas gerais de circulação e conduta de trânsito, através das câmeras de videomonitoramento instaladas nas vias.

Para tanto, o agente fiscalizador deve estar "online" no momento da infração, não podendo utilizar de imagens gravadas ou posteriores ao fato para aplicar a autuação de trânsito.

Além disso, o agente de trânsito deve informar no campo de "observações" a forma como foi constatada a autuação.

Por fim, as autuações de trânsito somente podem ser realizadas nas vias que estejam devidamente sinalizadas para esse fim, ou seja, antes do ponto em que estiver a câmera de videomonitoramento instalada, deve haver alguma placa informando a sua existência.

Portanto, se você foi autuado por meio de videomonitoramento e constatou a ausência de algum dos requisitos mencionados acima, exerça o seu direito de defesa.

Andressa Lopes Gomes, Bacharel em Direito
Andressa Lopes GomesPRO
Especialista em Direito de Trânsito
Bacharela em Direito, graduada pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, em novembro de 2019. Pós-graduada em Direito de Trânsito, pela Faculdade Legale, em agosto de 2021.

Fonte: Jusbrasil

Notícias

Processo tramita 20 anos sem citação e juíza anula execução

Tardou e falhou Processo tramita 20 anos sem citação e juíza anula execução 14 de agosto de 2025, 12h58 Conforme fundamentação, não houve citação da parte executada no processo. Logo, o processo tramitou mais de 20 anos sem citação. Leia em Consultor...

STJ reconhece multiparentalidade em caso de gravidez aos 14 por abuso sexual

quarta-feira, 13 de agosto de 2025 STJ reconhece multiparentalidade em caso de gravidez aos 14 por abuso sexual Corte manteve guarda com pais socioafetivos e incluiu mãe biológica no registro da filha, nascida após gravidez decorrente de abuso. A 4ª turma do STJ decidiu manter acórdão do TJ/MT que...

STJ julga autorização de acesso a herança digital em inventário

Caso inédito STJ julga autorização de acesso a herança digital em inventário Caso envolve bens armazenados em computador de herdeira falecida na tragédia aérea que vitimou a família Agnelli. Da Redação terça-feira, 12 de agosto de 2025 Atualizado às 19:15 Nesta terça-feira, 12, a 3ª turma do STJ...

Advogada explica regularização por georreferenciamento em imóvel rural

Regularização Advogada explica regularização por georreferenciamento em imóvel rural A obrigatoriedade inicia a partir de 20/11 para qualquer transação imobiliária ou regularização fundiária. Da Redação segunda-feira, 4 de agosto de 2025 Atualizado às 12:02 Processos de regularização fundiária e...