Controle do açúcar em bebidas prontas poderá ser reforçado

Controle do açúcar em bebidas prontas poderá ser reforçado

Simone Franco | 05/02/2015, 13h19 - ATUALIZADO EM 05/02/2015, 13h27

O controle da quantidade de açúcar em bebidas prontas poderá ser reforçado com mudanças na Lei 8.918/1994, que regula a padronização, a classificação, o registro, a inspeção, a produção e a fiscalização de bebidas no país. Esse é o objetivo do Projeto de Lei do Senador (PLS) 8/2015, do senador José Medeiros (PPS-MT), a ser examinado, em decisão final, pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

Segundo a proposta, as embalagens das bebidas açucaradas deverão não só informar o teor calórico, mas também alertar sobre os males causados por seu consumo excessivo. O Ministério da Saúde ficará responsável por elaborar frases de advertência, a serem impressas nos rótulos de forma simultânea ou rotativa e acompanhadas de imagens ou figuras ilustrativas.

“Em trinta anos, o consumo brasileiro de refrigerantes cresceu 400%. Um excesso diário de apenas 120 calorias (um copo de refrigerante comum) é capaz de produzir, em dez anos, um acréscimo de peso superior a 50 quilos”, observou Medeiros.

Ainda na justificação do PLS 8/2015, o parlamentar citou dados da Sociedade Latino-Americana de Associações de Obesidade que indicam o registro, nas últimas duas décadas, de um aumento de 239% nos casos da doença no Brasil. Adiantou também que o excesso de peso em 80% das crianças já provoca algum tipo de alteração na insulina e nas taxas de colesterol e triglicérides.

Se não houver recurso para análise no Plenário do Senado, a proposta segue para votação na Câmara dos Deputados após passar pela CAS.

Agência Senado

 

Notícias

Conheça o Imposto Seletivo previsto na reforma tributária

Conheça o Imposto Seletivo previsto na reforma tributária 26/04/2024 - 18:32 Será apurado mensalmente e incidirá uma única vez sobre produtos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Confira em Agência Câmara de Notícias

Lacunas e desafios jurídicos da herança digital

OPINIÃO Lacunas e desafios jurídicos da herança digital Sandro Schulze 23 de abril de 2024, 21h41 A transferência de milhas aéreas após a morte do titular também é uma questão complexa. Alguns programas de milhagens já estabelecem, desde logo, a extinção da conta após o falecimento do titular, não...

TJMG. Jurisprudência. Divórcio. Comunhão universal. Prova.

TJMG. Jurisprudência. Divórcio. Comunhão universal. Prova. APELAÇÃO CÍVEL - AÇÃO DE DIVÓRCIO - COMUNHÃO UNIVERSAL DE BENS - PARTILHA - VEÍCULO - USUCAPIÃO FAMILIAR - ÔNUS DA PROVA - O casamento pelo regime da comunhão universal de bens importa na comunicação de todos os bens presentes e futuros...