Desoneração da folha de pagamentos de empresas poderá ser estendida a municípios

18/06/2014 - 14h06 Projetos - Atualizado em 18/06/2014 - 14h06

Projeto estende a municípios desoneração dada a empresas

Da Redação

A desoneração da folha de pagamentos de empresas privadas de diversos setores, estabelecida em duas leis federais, poderá ser estendida a municípios com até 80 mil habitantes. A medida é prevista em projeto de lei do senador Romero Jucá (PMDB-RR) em tramitação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Hoje, os municípios recolhem, além da contribuição dos servidores, 20% da folha de pagamentos, mais 2% de seguro de acidente de trabalho. Com a mudança, as cidades com até 80 mil habitantes poderão optar por um recolhimento único, de 1% de sua receita corrente líquida.

Na justificação do projeto (PLS 215/2014), Jucá argumenta que esse encargo tributário compromete boa parte da disponibilidade orçamentária de muitos municípios brasileiros. "Não é por outra razão que as dívidas das prefeituras municipais com o INSS só aumentam, correspondendo atualmente a mais de R$ 30 bilhões", acrescenta.

A ausência de regularidade fiscal, como nota o senador, impede que os municípios recebem as transferências dos recursos do Fundo de Participação dos Estados e Municípios e celebrem acordos, contratos, convênios ou ajustes. Além disso, ficam impedidos de receber empréstimos, financiamentos, avais e subvenções de órgãos federais.

Para Jucá, é preciso encontrar uma solução definitiva para o problema, que respeite a capacidade de pagamento do ente público e impeça a formação de novo passivo tributário.

Após a deliberação da CAE, o projeto seguirá para decisão terminativa na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

 

Agência Senado

 

Notícias

STJ autoriza penhora de imóvel financiado para quitar dívida de condomínio

STJ autoriza penhora de imóvel financiado para quitar dívida de condomínio Alessandro Junqueira de Souza Peixoto A decisão do STJ muda o jogo: Agora, imóveis financiados também podem ser penhorados para pagar dívidas de condomínio. Entenda o que isso significa para síndicos e...

Neto poderá ter avós maternos reconhecidos como seus pais

Neto poderá ter avós maternos reconhecidos como seus pais Ele moveu ação para reconhecimento de paternidade e maternidade socioafetiva 29/10/2025 - Atualizado em 29/10/2025 A 4ª Câmara Cível Especializada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) cassou uma sentença da Comarca de Diamantina e...

Georreferenciamento: novo prazo para 2029 gera alívio e controvérsia

Opinião Georreferenciamento: novo prazo para 2029 gera alívio e controvérsia Nassim Kassem Fares 27 de outubro de 2025, 19h35 O projeto e seu substitutivo, que estendeu a prorrogação para todos os imóveis rurais, tiveram como objetivo oferecer “uma solução legislativa viável, segura e proporcional...